Psicologia, perguntado por BruTAndrade85661, 3 meses atrás

O conceito de aliança terapêutica surge no âmago da teoria psicanalítica, mais particularmente na ideia freudiana de transferência positiva (Freud, 1968, citado por Gonçalves, 2008, p. 2). Freud entende aliança terapêutica como um esforço conjunto de ambos os intervenientes do processo, onde o desejo do cliente para agradar e ganhar o afeto do terapeuta se torna o verdadeiro motivo para o seu envolvimento. Se no campo psicanalítico a transferência positiva e aliança terapêutica andam a par, na concepção humanista a empatia é o principal pilar para uma aliança forte e promissora. As teorias humanísticas têm dado especial atenção aos fatores de ordem relacional na mudança em psicoterapia. Segundo Rogers (1957), algumas condições relacionais necessitam de ser satisfeitas para que se forme uma aliança sólida e a subsequente mudança ocorra: a genuinidade do terapeuta, a compreensão empática e a aceitação positiva e incondicional do cliente. A manifestação destas características leva o cliente a sentir segurança, confiança para se abrir e confiar nos objetivos e técnicas do terapeuta. Este laço de total abertura de ambas as partes é o motivo pelo qual o cliente regressa à terapia, mesmo quando o trabalho a realizar é difícil e moroso (Swift, Greenberg & American Psychological Association, 2014)." Sobre o início da psicoterapia do adolescente podemos afirmar que: Escolha uma: a. O adolescente chega resistente, o que pode ser um desafio para a formação do vínculo. b. O adolescente mostra-se cooperativo desde que seus pais não interfiram no processo. c. O adolescente falta sempre as primeiras sessões sendo necessários seus pais intervirem. d. O adolescente chega curioso e apressado para livrar-se do sofrimento psíquico. e. O adolescente mostra-se agressivo porque foi obrigado a fazer psicoterapia.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
0

O início da psicoterapia do adolescente podemos afirmar que  d. O adolescente chega curioso e apressado para livrar-se do sofrimento psíquico.

O adolescente é um sujeito que chega curioso e até apressado em seu processo de livramento do sofrimento psíquico em que acontece durante o início do processo de psicoterapia.

Sobre a Psicoterapia na adolescência

A psicoterapia para adolescente se apresenta por meio de um, princípios em que o paciente se insere dentro de um mundo em que passou a desejar o seu espaço pela busca de compreensão das relações que estão estabelecidas diante de uma longa vida começando pela fase da adolescência. Nesse sentido ocorreu uma relação entre o adolescente e a terapeuta que se inicia desde o período da primeira sessão.

Saiba mais sobre a psicoterapia em  https://brainly.com.br/tarefa/15136711

#SPJ1

Anexos:
Respondido por diogomarciano01
0

O adolescente chega resistente, o que pode ser um desafio para a formação do vínculo

Perguntas interessantes