“O conceito da qualidade envolve diversos elementos, com diferentes níveis de importância. O consumidor deve ser atendido considerando-se os múltiplos itens que ele considera relevante. A empresa pode vir a se fragilizar estrategicamente se der atenção demasiada a apenas um deles ou não considerar algum outro elemento. Por outro lado, o conceito de qualidade passa por um processo evolutivo, ou seja, sofre alterações ao longo do tempo para acompanhar as mudanças nas necessidades e preferências dos clientes. Sendo assim, o conceito de qualidade correto é aquele que envolve a multiplicidade de itens e o processo evolutivo, sempre com o foco no cliente.” PALADINI, E.P.. Gestão da Qualidade no Processo: A qualidade na produção de bens e serviços. São Paulo: Atlas, 1995. Você, como um gestor da qualidade, com certeza já identificou durante o estudo da administração da produção a importância da construção dos ambientes de qualidade em um processo de produção e operação. No livro da disciplina são apresentados os 3 (três) ambientes básicos da qualidade que podem ser criados em processos como este. Para sua atividade discorra em um parágrafo argumentativo de, no mínimo, 200 (duzentas) palavras sobre quais são esses 3 (três) ambientes, o que são, e quais benefícios trazem para a empresa que os desenvolver. Lembre-se de utilizar como base teórica o livro da disciplina, mas para a argumentação você deverá utilizar suas próprias palavras e ideias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os ambientes básicos da qualidade são: in-line, off-line e on-line. Temos então que o ambiente in-line é um ambiente que enfatiza a qualidade obtida no processo produtivo, nas linhas de produção, e deve ser caracterizado como um conjunto de elementos voltados para o processo de fabricação. Ele enfatiza a ausência de defeitos, seja qual for a sua natureza, uma vez que a ocorrência de um defeito no produto prejudica a sua perfeita utilização e compromete sua qualidade. A empresa que o adotar ganha como benefício a melhoria de operação, redução e racionalização de custos, elimina os desperdícios, minimização de perdas da produção por execução inadequada do trabalho, entre outros.
O ambiente off-line são as ocorridas fora da linha de produção, mas que são inseridas no ambiente em que essa linha de produção se desenvolve. Em geral, as operações off-line são as que atuam em paralelo com a linha de produção, mas apresentam profunda relação com ela. É o caso da área comercial da empresa, que insere, no mercado, os resultados do processo produtivo. A empresa que a adotar ganha como benefício as operações básicas das linhas de produção passando a ser relevantes, para a qualidade de produtos e serviços, todas as atividades de suporte para essas operações, ou seja, as atividades indiretas de produção. Para elas, também se conferirá uma compreensível importância e ênfase no esforço pela melhoria constante da adequação ao uso do resultado final do processo produtivo.
Já o ambiente on-line trata das relações da empresa com o mercado. Esse ambiente, por sua vez, procura viabilizar a ênfase que se confere ao cliente no conceito da qualidade. A empresa que o desenvolver terá como benefício a percepção de possíveis alterações em hábitos, preferências ou comportamentos de consumo, e repassá-los ao processo produtivo, de forma a adaptar, no menor espaço de tempo, o processo a nova realidade de mercado, criando, assim, um produto sempre adequado ao uso do consumidor.
Explicação:
Página 82 a 86 do livro.
Bons Estudos!!