O comportamento organizacional sofre influência de inúmeras variáveis, que interferem diretamente nos indivíduos e nas suas ações; sendo assim, é importante estar atento à equipe e observar toda e qualquer ocorrência, pois pode afetar diretamente os resultados esperados. Como o gestor de uma empresa, por exemplo, que seja extremamente autoritário, com cobranças excessivas e sem critérios para ações organizacionais e com as pessoas, tomando como única a sua opinião e “obrigando” que todos aceitem seu ponto de vista. Considerando o contexto apresentado: a) Analise a situação apresentada e evidencie, por meio de dois exemplos, uma consequência em nível individual, provocada pela atitude do gestor. Justifique sua resposta. (Valor 40%) b) Recomende pelo menos duas ações que auxiliem na resolução do problema apresentado e justifique sua resposta. (Valor 30%) c) Relacione problemas que possam ocorrer, relativos à postura do gestor no nível do grupo e da organização e de que forma podem impactar nos resultados organizacionais. (Valar 30%)
Soluções para a tarefa
Olá,
a. No exemplo citado, o tipo de liderança organizacional é autocrática, isto é, centrada nas decisões de um único líder ou chefe, com pouca ou nenhuma participação nas rotinas ou decisões. O líder exerce forte pressão na busca por resultados e não admite sugestões ou contestação de suas ações. Como consequências temos a tensão criada no grupo por promover comportamentos hostis entre os funcionários; a desmotivação dos funcionários, com o não reconhecimento de talentos individuais e com consequente perda de excelentes profissionais.
b. Podemos influir com dois tipos diferentes de lideranças: um líder democrático, com foco no líder e também na equipe, que promove ações com a participação ativa da equipe, tanto no planejamento como nas decisões, prioriza o bem-estar do grupo, valoriza individualidades e reconhece oportunidades de crescimento profissional; um líder liberal, com foco nas situações e no nível de maturidade dos profissionais. Com mínima participação de líder, cuja função é atualizar e informar, as tomadas de decisões são totalmente entregues ao grupo, bem como as divisões de tarefas e escolha de companheiros. Exige maturidade dos profissionais envolvidos.
c. A influência nada mais é do que o poder que uma pessoa exerce sobre outra, um funcionário modifica seu comportamento seguindo orientação ou exigências de seu líder. Líderes podem utilizam deste poder, a sua influência e autoridade, para conseguirem persuadir pessoas a realizarem atividades conforme seu desejo. Um líder sem amplo conhecimento, pode levar a prejuízos, derrotas e perdas, para pessoas e empresas.