ENEM, perguntado por juliogoncalvesp6ps5q, 11 meses atrás

O comércio internacional é uma das principais formas de crescimento econômico de um Estado. Para um gestor público, é preciso incentivar o comércio e garantir sua regulação, pois as tarifas de importação são uma importante fonte de renda para o governo. O Brasil, por exemplo, teve importantes superávits comerciais que asseguraram o crescimento do PIB entre os anos 2003 e 2008, em função do crescimento considerável das exportações brasileiras de soja e minério de ferro para China.


Fonte: CULPI, Ludmila. Economia do Setor público: uma análise crítica. Curitiba: Editora InterSaberes, 2019. (Capítulo 1), p. 28.

Sobre o comércio internacional, qual foi o autor que desenvolveu, pela primeira vez, uma teoria que demonstrava as vantagens do comércio para as nações, com sua teoria das vantagens absolutas.

A Karl Marx

B John Stuart Mill

C Max Weber

D Adam Smith

E David Ricardo

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

Foi Adam Smith que pela primeira vez o fez, em seu influente "A Riqueza das Nações", livro que ajudou a organizar os sistemas econômicos globais e serviu como elemento teórico de transição entre o mercantilismo e o capitalismo.

Uma vantagem absoluta era, para Smith, a tendência de que um país fosse ganhando eficiência e produtividade na exata medida em que continuava a produzir determinada coisa - vinhos ou tecidos, por exemplo -, tornando a produção cada vez mais barata e o domínio do mercado internacional positivo para quem produzia e para quem comprava.

É correta a alternativa D.


leandrolfcompup1d3vl: Adam Smith D
Perguntas interessantes