– O colesterol é um lipídio esteroide presente nos alimentos de origem animal, muito importante para o nosso organismo, fazendo parte das membranas celulares e participando da produção de alguns hormônios (incluindo os hormônios sexuais), da vitamina D e da bile. Sobre o colesterol foram feitas quatro afirmações:
I - Nosso fígado é responsável pela produção de cerca de 70% do colesterol necessário ao organismo, os demais 30% são obtidos pela alimentação.
II – O colesterol mesmo sendo um lipídio, se dissolve e mistura com água. Depois de dissolvido na água, ele se liga a proteínas específicas, formando as lipoproteínas.
III – O HDL é o chamado colesterol “bom”. Contém uma relação de menos colesterol emais proteínas. Ele remove o excesso de colesterol dos tecidos periféricos e do sangue para o fígado.
IV – LDL é considerado o colesterol “ruim”. Contém uma relação de mais colesterol e menos proteínas. Ele deposita-se facilmente no interior de algumas artérias do coração, criando placas de lipídios que a longo prazo podem causar seu entupimento.
Podemos considerar INCORRETA a número:
A)
I
B)
II
C)
III
D)
IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
O colesterol é um tipo de esteroide, ou seja, faz parte de um grupo de lipídios caracterizado por apresentar um esqueleto carbônico formado por quatro anéis fusionados. Apesar de ser fundamental para o funcionamento do nosso corpo, o seu excesso está relacionado a uma série de problemas de saúde.
A seguir conheceremos mais sobre esse importante esteroide, compreendendo melhor sua importância, como ele é transportado pelo corpo, a relação existente entre LDL, HDL e aterosclerose, e conhecendo os níveis adequados de colesterol que nosso organismo deve apresentar.
Veja também: Composição química do colesterol
Função do colesterol
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o colesterol é essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo e sem ele nossa sobrevivência não seria possível. Ele é um componente importante da membrana plasmática das células, das membranas das organelas celulares e da bainha de mielina dos neurônios, atua como precursor dos sais biliares e da vitamina D e também é utilizado na síntese de alguns hormônios.
Explicação: