O código genético é chamado de degenerado pois cada aminoácido pode ser especificado por mais de uma trinca de nucleotídeos. Possui ainda a característica de ser universal porque em todos os organismos ele funciona do mesmo modo. Cada códon é formado por três letras e corresponde a um determinado aminoácido, a excessão de três agrupamentos. A trinca AUG codifica o aminoácido metionina que corresponde ao início da leitura, esse códon instrui aos ribossomos que é neste ponto exato que deve-se inicar a leitura do RNAm. Há ainda três códons UAA, UAG e UGA que não codificam nenhuma aminoácido e são chamados de stop codons ou códon de parada da leitura do RNAm pelo ribossomo
Soluções para a tarefa
A partir da leitura do enunciado, e tendo conhecimento sobre as características do nosso código genético, chegamos na conclusão que as informações disponibilizadas são verdadeiras.
Código genético e suas características
O código genético é uma sequência de bases nitrogenadas que compõem nossos ácidos nucleicos como o DNA e o RNA que vão servir para a produção de uma proteína. Existem 5 bases nitrogenadas no total, a saber :
- Adenina (presente tanto no DNA quanto no RNA)
- Timina (presente apenas no DNA)
- Guanina (presente tanto no DNA quanto no RNA)
- Citosina (presente tanto no DNA quanto no RNA)
- Uracila (presente apenas no RNA)
Uma proteína é composto por um conjunto de vários aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas, e um aminoácido é composto por uma trinca de bases nitrogenadas, essa trinca é chamada de códon.
Entretanto, não existe apenas um códon para cada aminoácido, um aminoácido por exemplo pode ser codificado por 6 códons distintos, por esse motivo, o nosso código genético é denominado de degenerado, pode-se citar como exemplo o aminoácido Arginina (Arg) que é codificado pelos seguintes códons :
- CGU
- CGC
- CGA
- CGG
- AGA
- AGG
- Mas como saber quais os códons que vão codificar os aminoácidos ?
Não é necessário decorar quais os códons que codificam os aminoácidos, isso porque existe uma tabela de códons (disponibilizada em anexo) que consta cada um dos códons que vão codificar determinados aminoácidos.
Códon de iniciação
Para a síntese de proteínas ocorrer, é necessário que uma organela citoplasmática chamada de ribossomo leia o RNA formado a partir do processo de transcrição. A leitura do RNA pelo ribossomo e consequentemente a produção de uma proteína é chamada de tradução. E essa etapa da síntese proteica vai ter início a partir de um códon específico que é o AUG, esse códon vai codificar o aminoácido Metionina (Met). Então quando o ribossomo estiver lendo o RNA mensageiro, e ele ler o códon AUG, dar-se-á início ao processo de tradução propriamente dito.
Códon de parada
O processo de tradução e consequentemente a síntese proteica precisa de um sinal de parada, e o responsável por esse sinal vão ser 3 códons, que são :
- UAA
- UAG
- UGA
Ou seja, quando o ribossomo estiver lendo o RNA mensageiro, e encontrar alguma dessas 3 sequências, ele vai parar com a tradução e a proteína (conjunto de aminoácidos) estará pronta para realizar os processos designados no nosso corpo.
Para mais exercícios de mesmo assunto, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/50650748
https://brainly.com.br/tarefa/49053111
Bons estudos e espero ter lhe ajudado a compreender a resolução dessa questão
#SPJ4