O Código de Ética Profissional da Contabilidade proíbe o prejuízo, culposo ou doloso, da confiança depositada sob a responsabilidade do contabilista. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição da Conduta Dolosa Indireta:
A O resultado é previsível e o agente o prevê, mas acredita piamente que o resultado não vai acontecer.
B O resultado é previsível, mas o agente não o prevê.
C O agente prevê o resultado e deseja o resultado.
D O agente prevê o resultado e assume o risco, para ele o resultado é indiferente.
Soluções para a tarefa
A conduta humana pode gerar resultado doloso ou culposo, classificada das seguintes formas:
- Conduta Dolosa Direta é relacionada com a intenção de produzir o resultado, a conduta por parte do agente é consciente, ou seja, o agente prevê o resultado e deseja o resultado. Neste caso, esta definição está associada à Alternativa C) O agente prevê o resultado e deseja o resultado.
- Conduta Dolosa Indireta está relacionada com a previsão de que determinada conduta por gerar um resultado, o agente não tem a intenção de produzi-lo, mas assume o risco mesmo assim. Neste caso, esta definição está associada à Alternativa D) O agente prevê o resultado e assume o risco, para ele o resultado é indiferente.
- Conduta Culposa Consciente é relacionada quando o resultado é previsível, mas o agente acredita piamente que o resultado não vai acontecer. Associada à alternativa A) O resultado é previsível e o agente o prevê, mas acredita piamente que o resultado não vai acontecer.
- Conduta Culposa Inconsciente acontece quando o resultado é previsível, mas o agente não o prevê. Associada à alternativa B) O resultado é previsível, mas o agente não o prevê.
Sendo assim, a alternativa que apresenta a correta definição da Conduta Dolosa Indireta é a alternativa D - O agente prevê o resultado e assume o risco, para ele o resultado é indiferente.
Abraços!