O cloreto de alumínio (AlCl3) é um sal utilizado comercialmente em um processo industrial relacionado ao petróleo. Alumínio (Al) e gás cloro (Cl2) são utilizados para obtenção do cloreto de alumínio, conforme a reação química: a)Realize o balanceamento da equação da equação química de obtenção de cloreto de alumínio. b)Considere um sistema fechado em que 54g de alumínio reagem com 213g de gás cloro. Qual quantidade (em gramas) de cloreto de alumínio será obtida? Justifique sua resposta com base na lei de conservação das massas. c)Qual quantidade (em gramas) de alumínio e de gás cloro será necessária para obter 534g de cloreto de alumínio? Justifique sua resposta com base nas leis de proporções definidas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Alumínio + ácido clorídrico ----- à cloreto de alumínio + hidrogênio
2 Al + 6 HCl ------ à 2 AlCl3 + 3 H2
Assim : 2Al(s) + 3 Cl2(g) --------- 2AlCl3(g)
B) 267g, pois, de acordo com a lei de conservação das massas, quando uma reação química ocorre em um sistema fechado, a massa dos reagentes é sempre igual à massa dos produtos formados. Assim, somando a massa dos reagentes (54g+213g), obtemos a massa do produto formado (267g).
C) 108g de alumínio e 426g de gás cloro, de acordo com a lei das proporções definidas. Segundo essa lei, o cloreto de alumínio só pode ser formado com a mesma proporção (em massa). Assim, e a massa do produto formado (534g) é o dobro em relação ao item anterior, a massa dos reagentes também será o dobro, isto é, 108g de alumínio e 426g de gás cloro.
Explicação:
Espero ter ajudado!!