O citral é um liquido amarelo pálido com odor similar ao de limão. Está presente em várias plantas e é bastante utilizado na indústria alimentícia e de perfumaria. Esse composto é, na verdade, uma mistura de dois isômeros, o citral A, também chamado de geranial e o citral B, também conhecido como neral. As fórmulas de ambos compostos são mostradas a seguir na imagem.
O Geranial e o Neral
A) possuem em comum a função cetona.
B) possuem propriedades físicas e químicas idênticas
C) possuem somente carbonos tetragonais
D) São isômeros de função
E) são isômeros geométricos
Soluções para a tarefa
Resposta:
E) são isômeros geométricos.
Explicação:
A) INCORRETA
A função cetona define-se como o grupo carbonila (C=O) em um carbono secundário, mas o grupo carbonila presente em ambas as moléculas está ligado a um carbono primário.
B) INCORRETA
Os compostos são isômeros, e isômeros apresentam propriedades físicas e químicas diferentes.
C) INCORRETA
Um um átomo de carbono é tetragonal (ou tetraédrico) quando está ligado a outros quatro átomos. Em ambas as moléculas, há insaturações que possibilitam que o carbono faça 4 ligações sem necessariamente se ligar à quatro outros átomos.
D) INCORRETA
Ambos os compostos são aldeídos. Apresentam a função aldeído – caracterizada pelo grupo carbonila (C=O) na extremidade da cadeia.
E) CORRETA
Os compostos são isômeros geométricos, com mesma fórmula molecular, mas que se diferenciam pelo arranjo espacial dos átomos. O Geranial (Citral A) é um isômero trans, e o Neral (Citral B) é um isômero cis.
Alguém pode me ajudar na minha última pergunta