O cientista político Ronald Inglehart (2001), um dos precursores da Pesquisa Mundial de Valores (WVS), acrescenta um ingrediente ao debate sobre as possibilidades da democracia. Para ele, o crescimento econômico não leva automaticamente à democracia, pois normalmente neste estágio do desenvolvimento capitalista (da modernização) as pessoas ainda têm valores “materialistas”, ao passo que a democracia precisa mesmo é que as pessoas tenham valores “pós-materialistas”.
Com essa afirmação, o autor chama a atenção para o fato de que valores:
I- “materialistas” são típicos de sociedades mais desenvolvidas, são aqueles em que as pessoas estão preocupadas somente com as coisas materiais, com o consumo pelo consumo e não com a sustentabilidade do planeta.
II- “pós-materialistas” são valores ligados à espiritualidade, a vidas bem resolvidas, em que a religião é a principal conectora de solidariedade entre as pessoas.
III- “materialistas são valores que demonstram preocupação ainda com sobrevivência, com suas condições materiais de vida e são típicos de sociedades menos desenvolvidas.
IV- “pós-materialistas” são valores ligados à autoexpressão, à participação e são mais compatíveis com sociedades mais desenvolvidas e de democracias mais estáveis.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
I é falsa, pois o próprio texto sugere que as preocupações materialistas são típicas das sociedades menos desenvolvidas, que não ultrapassaram a barreira da necessidade.
II é falsa, pois o pós-materialismo implica uma posição política laica, onde a solidariedade conecte a sociedade, e não a religião.
III é verdadeira, de modo que, para afastar-nos disto, precisamos ter como ideias os valores pós-materiais.
IV é verdadeira, de modo que, através da valorização da liberdade, o autor acredita que a humanidade pode transcender a simples necessidade.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás