] o ciberespaço (que também chamarei de ‘rede’) é o meio de comunicação que surge na interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informação que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo."
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
De acordo com o trecho da obra de Pierre Lévy, pode-se afirmar que:
Soluções para a tarefa
Av - Subst. 2 - Filosofia da Educação
(ENEM 2010 - adaptado) A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores: a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. (FOUCAULT. M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. 1999).
O filósofo do século XX, Michel Foucault, inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Assinale a alternativa que indica, de acordo com esse pensador, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas.
R:
Organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.
2)
A disciplina é uma técnica de poder que implica uma vigilância perpétua e constante dos indivíduos. Não basta olhá-los às vezes ou ver se o que fizeram é conforme à regra. É preciso vigiá-los durante todo o tempo da atividade e submetê-los a uma perpétua pirâmide de olhares. É assim que no exército aparecem sistemas de graus que vão, sem interrupção, do general chefe até o íntimo soldado, como também os sistemas de inspeção, revistas, paradas desfiles etc., que permitem que cada indivíduo seja observado permanentemente. (FOUCAULT, 1979, p. 106).
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal: 1979.
No texto acima, Foucault, filósofo do século XX, falou sobre a disciplina. Marque a alternativa que aponta sua crítica nesse trecho.
R:
Foucault indica, nesse trecho, que a disciplina requer vigilância constante dos indivíduos, pois ela consiste em uma técnic
a de poder.
3)
Se a barbárie é o oposto da formação, a escola tem a tarefa de contribuir para a desbarbarização da humanidade, por mais “limitados que sejam seu âmbito e suas possibilidades” (ADORNO, 1999, 176). A questão é, porém, saber em que medida a educação não tem se transformado, ela própria, em uma teoria e prática legitimadoras da barbárie. (Ramos-de-Oliveira, 2014).
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
R: A questão que se põe é compreender se a própria educação não acaba legitimando a barbárie.
4)
Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.[...]. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética. (CHAUÍ, 2002, p. 337).
No trecho acima, Chauí (2002) trata da ética. Com base nisso assinale a alternativa correta.
Alternativas:
R: A ética está relacionada com o sujeito consciente, pois a consciência é requisito indispensável para uma conduta ética.
5)
"[...] o ciberespaço (que também chamarei de ‘rede’) é o meio de comunicação que surge na interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informação que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo."
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
De acordo com o trecho da obra de Pierre Lévy, pode-se afirmar que:
R: O pensador argumenta que o ciberespaço é o meio de comunicação que emerge da conexão dos computadores e não se restringe a um estrutura material da comunicação digital.
Corrigidas pelo AVA