O Cerrado é a mais rica savana do planeta em biodiversidade. Pressionado pela expansão da agropecuária e por práticas inadequadas de manejo, sua sobrevivência encontra-se em risco. Entre as muitas ameaças que sofre, uma é a intrusão de espécies vegetais invasoras, como o capim-braquiária. Essa gramínea, de origem africana, foi introduzida no Brasil para servir de pastagem para bovinos, sendo capaz de se propagar a partir das áreas de plantio para o interior de unidades de conservação do bioma.
Disponível em: www.agencia.fapesp.br. Acesso em: 4 out. 2020 (adaptado).
A invasão do capim-braquiária representa um desafio à sobrevivência do Cerrado porque pode
desfavorecer a pecuária intensiva.
B
comprometer a fertilidade do solo.
C
diminuir a ocorrência das queimadas.
D
promover a extinção de espécies nativas.
E
reduzir a competição entre espécies vegetais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Alternativa D pois elas invadem áreas de preservação
Em relação ao cerrado, a alternativa correta é:
D) promover a extinção de espécies nativas.
A invasão de espécies exóticas em outros biomas podem levar a extinção de espécies nativas, isso porque serão espécies que não terão predadores, se elas forem muito competitivas e conseguirem recursos rapidamente, elas irão aumentar em número e diminuir o número de outras espécies.
Um bom exemplo é o javali no Brasil, é um animal praga que foi trazido por europeus em navios, esses animais matam animais nativos, destroem propriedades privadas e atacam pessoas.
A forma mais rápida de resolver esses problemas é liberando a caça desses animais, no caso de plantas, o ideal é impedir que elas se proliferem.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20537084