O cenário político brasileiro na década de 80 é marcado por ser um momento de transição, com a consolidação da abertura política. A abertura, conhecida como "lenta e gradual", que pode ser percebida pela anistia e pelo fim do bipartidarismo em 1979, irá resultar:
A) Na realização de eleições diretas em 1985, como último grande ato do presidente João Figueiredo, fato que desagradou os setores mais conservadores do exército.
B) Na crescente força política da esquerda brasileira, que em 1985 ganhará a maioria das eleições para governos estaduais do Brasil, principalmente através do Partidos dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista Brasileira (PCB).
C) Na eleição, em 1985,do Presidente Tancredo Neves. Apesar do momento político de abertura e dos clamores sociais para realização de eleições diretas - como as passeatas do "Diretas Já" -, foram realizadas eleições indiretas e quem assumiu o cargo foi o candidato a vice-presidência, José Sarney, já que Neves estava enfermo e acabou falecendo em abril de 85.
D) No chamado pacote de Abril, medidas liberais, que consolidaram o regime democrático eleitoral no Brasil, iniciando-se pelo retorno às eleições em prefeituras de capitais e nos governos estaduais.
E) Na eleição, em 1985, de Fernando Collor de Mello, que apostou em sua campanha na lógica da renovação e da juventude, já que a população em geral estava insatisfeita com os 21 anos de ditadura militar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa correta Letra C - Na eleição, em 1985,do Presidente Tancredo Neves. Apesar do momento político de abertura e dos clamores sociais para realização de eleições diretas - como as passeatas do "Diretas Já" -, foram realizadas eleições indiretas e quem assumiu o cargo foi o candidato a vice-presidência, José Sarney, já que Neves estava enfermo e acabou falecendo em abril de 85.
Perguntas interessantes