Geografia, perguntado por REIDARK, 4 meses atrás

O Cáucaso é uma região europeia marcada pela mobilização de grupos étnico-culturais com aspirações separatistas. Ali, vivem, por exemplo, os ossetas e os chechenos, que já se envolveram em diversos enfrentamentos militares ou fizeram uso de atentados terroristas contra os grupos majoritários (georgianos e russos), como estratégia para tentar adquirir a esperada autonomia política. Embora cada um desses grupos, além de diversos outros não citados, possua razões distintas para lutar e particularidades na defesa de seus interesses, há uma questão em comum entre eles. Qual questão é essa?

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolethaissilva
1

Resposta:

Os movimentos separatistas no Cáucaso, no território russo, têm como protagonistas os chechenos, que lutam pela sua própria constituição territorial.

A Rússia é um dos exemplos mais evidentes do descompasso existente entre a construção das fronteiras políticas representadas pela soberania dos Estados e as diferentes nações que integram essas localidades. Dessa forma, esse país – assim como os demais Estados da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) – abriga em suas regiões verdadeiros mosaicos étnicos que, em muitos casos, procuram constituir a sua própria autonomia e independência.

Em alguns casos, grupos tidos como terroristas realizaram inúmeros atentados e ameaças públicas ao governo russo que, em muitos casos, reprimiu duramente os seus opositores. Nas vésperas das Olimpíadas de Inverno de 2014 em Socchi, por exemplo, um grupo extremista anunciou um vídeo prometendo realizar ações terroristas durante aquilo que foi classificado como “jogos satânicos”.

Perguntas interessantes