O capitalismo se tornou dominante há tanto tempo que tendemos a tomá-lo como normal ou natural. O que significa que a economia de mercado deve ser competitiva em todos os sentidos: cada produto deve ser vendido em numerosos locais, cada emprego deve ser disputado por numerosos pretendentes, cada vaga na universidade deve ser disputada por numerosos vestibulandos, e assim por diante. A apologia da competição chama a atenção apenas para os vencedores, a sina dos perdedores fica na penumbra. O que acontece com os empresários e empregados das empresas que quebram? E com os pretendentes que não conseguem emprego? Ou com os vestibulandos que não entram na universidade? Em tese, devem continuar tentando competir, para ver se saem melhor da próxima vez. Mas, na economia capitalista, os ganhadores acumulam vantagens e os perdedores acumulam desvantagens nas competições futuras. Neste sentido, este modelo apresenta algumas contradições. Assinale a alternativa correta: A) Este modelo propõe um conjunto de ações que possibilite justiça econômica. B) Este modelo é includente. C) Este modelo beneficia os menos favorecidos historicamente. D) Este modelo excludente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Ao analisar o modelo capitalista, sobretudo para a entrada em universidades, nota-se a existência de um modelo extremamente excludente, visto que propõe uma competição desleal, de forma que aqueles com mais recursos e oportunidades sempre irão se sobressair. (Alternativa D).
O modelo capitalista rege o mundo atual. Ao mesmo tempo, favorece a manutenção das desigualdades sociais, com o total controle e domínio das classes mais favorecidas, e manutenção de problemas socioeconômicos.
Respondido por
0
Resposta:
d
Explicação:
Perguntas interessantes
Inglês,
6 meses atrás
Direito,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás