O cangaço, como o messianismo, foi uma das vertentes que resultaram das transformações sociais, políticas, econômicas e religiosas ocorridas bem antes mesmo da República ter-se instalado. O cangaço foi uma manifestação que, embora não organizada politicamente, significou uma alternativa de sobrevivência numa sociedade estruturada sobre os alicerces do latifúndio, da concentração de riqueza, da injustiça e da marginalização. Os grupos de cangaceiros surgiam em momentos de crise representando uma resposta imediata à miséria, tendo existido duas formas de cangaço: o “cangaço subordinado” ou “dependente”, e o “cangaço independente”. Sobre o cangaço independente, infere-se que: *
(A) Era formado por bandos armados que agiam por conta própria, sobrevivendo de assaltos e saques em luta constante com os volantes (polícia); seus objetivos eram voltados para a vingança e obtenção de recursos para a manutenção do grupo.
(B) Era formado por bandos de homens armados que viviam sob a proteção de um fazendeiro ou chefe político, atuavam como segurança pessoal do fazendeiro, faziam guerra aos índios, ou posseiros para tomar terras ou instalar fazendas de gado.
(C) Os cangaceiros independentes costumavam ter suas ações resultantes de encomenda, matavam os inimigos de seus chefes, fechavam caminhos, esvaziavam açudes, incendiavam fazendas, atacavam povoados, saqueavam viajantes.
(D) O igualitarismo era uma característica desses bandos, ou seja, não havia hierarquia entre os cangaceiros.
(E) Não desenvolveram a capacidade de organização e de fazer alianças, por esse motivo, a atuação desses bandos não foi marcante no Nordeste brasileiro.
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Resposta:letra (A)
Explicação:
Pois os eles eram bandos armados que viviam por conta própria, eles sobrevivia de roubos. Seus objetivos eram voltados por vinganças.
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