História, perguntado por ericjogos961, 10 meses atrás

O candomblé é uma religião afro-brasileira desenvolvida após a migração forçada de milhões de africanos para o Brasil. Essas pessoas buscavam preservar suas tradições religiosas em meio ao processo de escravização que sofriam. Explique como foi possível à população escravizada manter suas concepções religiosas.

Soluções para a tarefa

Respondido por larissalu2020
7

Resposta:

O Sincretismo e as Religiões Afro-brasileiras estão interligados, afinal as práticas religiosas originadas no Brasil são junções das doutrinas dos povos africanos, aliadas as crenças da Igreja Católica.  

Explicação:

História do Sincretismo e Religiões Afro-brasileiras

Tudo começou com a chegada dos portugueses no Brasil. Junto com novos hábitos e culturas, a colonização brasileira deu espaço para chegada de outros religiosos. Além disso, com a vinda de povos da África, a variação de crenças e religiões ficou ainda maior.  

Porém, a Igreja Católica sempre tentou obrigar os escravos a aderirem as doutrinações cristã, impedindo que eles propagassem e exercessem suas obrigações religiosas na qual acreditava. Mas, por muitas vezes, alguns escravos realizam mobilizações ou festividades nos mesmos dias em que aconteciam as celebrações católicas.  

Outros, mesmo participando das festas católicas, não abandonavam sua fé nos orixás, voduns, entre outras divindades oriundas da terra natal. Com isso, essa prática simultânea de diversas religiões resultou no surgimento de outras, que levavam características africanas, cristãs e indígenas.  

Atualmente, podemos identificar essa diversidade quando no mesmo dia são feitas celebrações para deuses da igreja católica e para divindades de origem africana.

Perguntas interessantes