Física, perguntado por heisyas, 1 ano atrás

O calor específico do alumínio é cerca de sete vezes maior que o calor específico do ouro. Dois corpos de massas iguais, um de ouro e outro de alumínio, ambos a mesma temperatura, receberam quantidades determinados de energia. Para que a temperatura final dos dois corpos seja mesmo e diferente da inicial, qual dos dois deve receber maior quantidade de calorias? Quanto a mais?

Soluções para a tarefa

Respondido por nao12
233
Considerando o dado que você deu Na questão, o alumínio tem que receber 7 vezes mais, pois calor específico significa o quanto de energia precisa pra varias certa massa em 1 grau, se o do alumínio é maior ele precisa de mais
Respondido por faguiarsantos
39

O corpo de alumínio precisa receber 7 vezes mais quantidade de calor.

O Calor específico é um valor característico de cada substância que nos informa a quantidade de calor que uma unidade de massa precisa perder ou ganhar para que sua temperatura variar em uma unidade.  

O calor sensível é aquele que provoca uma variação na temperatura. Para calcular o calor sensível perdido ou absorvido pelo corpo usamos a fórmula abaixo -

Q = mcΔt

Onde,

m = massa do corpo

ΔT = variação da temperatura

c = calor específico do corpo

Ou seja, para uma mesma massa e para uma mesma variação de temperatura, quanto maior for o calor específico da substância, maior deverá ser a quantidade de calor fornecida para o corpo.

Q ∝ c

Como o calor específico do alumínio é sete vezes maior, a quantidade de calor a ser fornecida a ele deverá ser sete vezes maior.

Saiba mais em,

https://brainly.com.br/tarefa/22309260

Anexos:
Perguntas interessantes