História, perguntado por isafreitas5454, 9 meses atrás

. "O café continuava a reinar absoluto no cenário político e econômico do país. A Monarquia tinha acabado, mas o café manteve a "majestade" na República, como o grande centro dinâmico da economia (..). Se o café era o polo dinâmico da economia nacional nesse início de século, não era, entretanto, a única atividade importante do setor primário exportador. Açúcar, algodão, cacau e borracha - esta, especialmente - tinham também participação significativa na pauta de exportações". Sobre a economia brasileira na passagem do século XIX para o XX, é correto afirmar:

Soluções para a tarefa

Respondido por nthlmdd
2

Resposta:

01 + 02 + 16 = 19

Explicação:

(01) No início do século XX, ocorreram crises de superprodução de café, geralmente solucionadas por meio de medidas governamentais, como a sustentação de um preço mínimo e a compra de excedentes.

(02) A borracha foi um produto de exportação de crescente destaque. Sua extração estava concentrada na Amazônia e propiciou um progresso rápido porém efêmero naquela região, pois a produção foi rapidamente suplantada pela de regiões como a Malásia, o Ceilão e a Indonésia.

(16) O cacau teve produção expressiva, concentrada, à época, no sul da Bahia. Sua importância para a história da sociedade e da cultura baianas pode ser captada na leitura de romances de Jorge Amado, como Gabriela, Cravo e Canela. (32) A indústria brasileira passou por profundas transformações no final do século XIX, notadamente no que diz respeito à adoção de uma política de Estado visando garantir infra-estrutura e financiamento para a formação de um parque industrial voltado para o mercado internacional.

Perguntas interessantes