O britânico John Dalton propôs em 1808 um modelo atômico capaz de explicar a Lei da Conservação das Massas, enunciada por Lavoisier em 1774. Essa lei nos diz que a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Qual das ideias de Dalton fornece uma explicação mais adequada para a lei enunciada por Lavoisier? Escolha uma: a. Os átomos são compostos por prótons, nêutrons e elétrons. b. Os elétrons de um átomo possuem a mesma massa independente do nível de energia que ocupa. c. Os átomos de um mesmo elemento são sempre idênticos. d. Em uma transformação química, não se cria, não se destrói e não se converte átomos em outros átomos. e. Toda a matéria é formada por átomos.
Soluções para a tarefa
Em uma transformação química, não se cria, não se destrói e não se converte átomos em outros átomos
A alternativa D está correta. A ideia proposta por John Dalton é de que os átomos não são criados, destruídos ou convertidos em outros átomos durante o processo de transformação química.
Teoria atômica de Dalton
- Toda matéria é formada por pequenas partículas esféricas maciças chamadas de átomos.
- Os átomos não podem ser criados ou destruídos.
- Toda substância é formada por um único tipo de átomo.
- Átomos iguais, de mesma massa e tamanho, são indivisíveis e formam os elementos.
Lei de Conservação das Massas
Também chamada de Lei de Lavoisier, foi postulada por Antoine Lavoisier e dizia "Na natureza, nada se perde, nada de cria, tudo se transforma".
Portanto, em um sistema fechado, a massa dos reagentes é sempre igual a massa total dos produtos, independente de transformações químicas.
Dalton x Lavoisier
De acordo com Dalton, os átomos não podem ser criados ou destruídos, portanto, se o número de átomos permanece constante durante uma reação química, a massa do sistema também se manterá constante.
Mais sobre a Lei de Lavoisier: https://brainly.com.br/tarefa/22599585
#SPJ2