O Brasil viveu mais de 400 anos sob o regime da escravidão atlântica e, mesmo após a abolição, as iniciativas de reparação das tragédias sociais geradas pela coerção destes povos foram poucas. Ainda é baixo o percentual de afro-brasileiros (as) que conseguiram ter acesso à educação. Tendo em vista as condições históricas dos afrodescendentes, analise as afirmações a seguir:
I. Os afro-brasileiros (as) tiveram que provar que a sua suposta inferioridade intelectual era uma invenção do homem branco.
II. A maioria das representações nacionais, em qualquer área; na música, esportes, artes era negra, deixando-se pouco espaço para os brancos.
III. O embranquecimento no Brasil significava que no país havia um esforço enorme para transformá-lo num território de pessoas mestiças.
Assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. Somente a afirmativa II está correta.
c. Somente a afirmativa III está correta.
d. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
a. Somente a afirmativa I está correta.
I. Verdadeiro - A teoria de que a raça branca era superior ajudou a justificar a escravidão. Mas essa é uma teoria racista e os afro-brasileiros ainda têm que lutar contra essa ideia.
II. Falso - A maioria das representações nacionais, em qualquer área; na música, esportes, artes era branca. Os negros também tinham expressões nessas áreas. Mas o domínio estava nas mãos dos brancos.
III. Falso - O embranquecimento no Brasil era uma teoria que defendia a internalização dos modos de vida da cultura branca e a perda de qualquer traço de cultura de matriz africana.
Respondido por
1
Resposta:
somente a alternativa I esta correta
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás