Geografia, perguntado por gaabi25, 1 ano atrás

O Brasil vive uma situação de monopólio ou oligopólio das comunicações? Em que medida essa situação representa uma ameaça ao princípio democrático do acesso imparcial e universal à informação?

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernandesalicia
15

Os meios de comunicação social não constituem apenas uma atividade econômica. Ao contrário, são instituições vitais nas democracias liberais. É através deles que se constrói o espaço público onde a liberdade de expressão individual é exercida e se forma a opinião pública. Esse espaço público abriga, por definição, a pluralidade e diversidade de vozes que existem na sociedade, vale dizer, não pode ser controlado por monopólio ou oligopólio.

então não tem como dizer se o Brasil tem situações de monopólio ou oligopólio, porque acima afirma isso.

Por esse conjunto de razões, os meios de comunicação social constituem o único setor em que a CF88 proíbe expressamente a existência de monopólio ou oligopólio. Isso implica que, ao contrário de outros setores econômicos, no setor de comunicação, a pluralidade e a diversidade dos que controlam os meios constituem valores a serem protegidos como fins em si mesmos.

Estabelecida essa preliminar geral, é necessário que se considerem ainda duas peculiaridades históricas dos meios de comunicação no Brasil: a ausência de controle sobre a “propriedade cruzada” e sobre a formação de “redes” de rádio e televisão.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes