O Brasil tem sido palco de vários grandes eventos, nacionais e internacionais, com grande público, em várias áreas do conhecimento, entretenimento, artes, esportes, etc. Só para citar alguns exemplos, temos anualmente os grandes desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, os festejos de São João, carnaval e virada do ano, tivemos a copa do mundo em 2014, em estádios ou arenas de vários estados do Brasil, as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, as bienais do livros, o show da banda inglesa Rolling Stones, grátis, na beira da praia de Copacabana, com dois milhões de espectadores do Brasil inteiro. Além do impacto na economia e no turismo, com a compra de passagens, ocupação dos hotéis, deslocamentos via táxi, ônibus, Uber, e outros; a maior procura aos restaurantes, lojas, shoppings, e outros, há o impacto ambiental com o aumento da produção do lixo, maior consumo de água e energia, e assim por diante. No Brasil, o lixo ainda é reciclado parcialmente, por iniciativas públicas ou particulares. Com base nestas informações construa um texto dissertativo de 15 linhas sobre possibilidades de tratamento do lixo produzido em um grande evento de entretenimento envolvendo cem mil pessoas, contemplando: a) As formas de coleta e transporte do lixo reciclável no local para o destino de reciclagem; b) As possíveis formas de venda ou reciclagem do lixo, a comercialização do produto e a aplicação dos recursos financeiros gerados. Informe como esse contexto pode ser levado ao interior das escolas, como educação ambiental.
Soluções para a tarefa
Olá,
Para um texto dissertativo, devemos lembrar que é necessário escrever introdução (apresentando o que será discutido no texto), desenvolvimento (no mínimo dois ou três argumentos que defendam seu ponto de vista) e conclusão (um resumo da proposta feita).
Um exemplo neste caso seria:
Com a realização de um grande evento público, é necessário que os organizadores pensem na produção de lixo antes que ele comece, planejando formas de coleta. Depois, devem criar um plano de transporte, reaproveitamento e aplicação da renda gerada com o lixo reciclável.
É necessário buscar e estabelecer contato com cooperativas de reciclagem e conhecer o funcionamento de cada uma delas. Depois de escolher com a (s) que vai trabalhar, é hora de pegar o mapa do espaço em que será feito o evento e distribuir lixeiras em pontos estratégicos.
Em um evento, uma pessoa não terá tempo para distinguir o que é metal ou plástico. Por isso, o ideal é colocar apenas duas lixeiras, uma para recicláveis e outro para orgânicos. Ao terminar o evento, devem-se transportar estas lixeiras para o centro de reciclagem.
Aqui, o lixo será reclassificado novamente. Uma ideia de destino é fazer contato com os patrocinadores do evento e descobrir se há um interesse neste material. Se, por exemplo, é uma marca de bebidas, ela pode interessar-se em reciclar plástico e vidro para novos frascos.
Os lucros da venda poderiam ser revertidos para estas estações de reciclagem, principalmente cooperativas. Esta ação demonstraria o lado social e consciente do evento.
Bons estudos!