ENEM, perguntado por suzelenfofa9298, 11 meses atrás

O Brasil produz e distribui cerca de 44 milhões de metroscúbicos de água por dia. Destes, 15 milhões são coletadosatravés de redes gerais, mas apenas 5 milhões de metroscúbicos são retornados ao meio ambiente com tratamentoadequado. Cerca de 39 milhões de metros cúbicos deágua não são retornados com tratamento, sendo, emgrande parte, despejados in natura no solo ou em cursosd’água. O volume de água que, a cada mês, é distribuídopara consumo e que não retorna ao ciclo natural com otratamento adequado equivale à metade do volume deágua contido na Baía da Guanabara. A cada ano, essevolume tem a ordem de grandeza equivalente a seis baíasda Guanabara.As consequências mais conhecidas da falta de redes de águae de esgoto manifestam-se na forma de uma proliferaçãode doenças gastrointestinais que sobrecarregam o serviçode saúde pública. Essas doenças e a mortalidade infantildiminuem o capital humano dos indivíduos mais pobres.Considerando o texto apresentado, avalie as asserções aseguir e a relação proposta entre elas.I. As consequências a que se referem os autores no textoacima podem ser denominadas como externalidadese constituem falhas de mercado.PORQUEII. O uso de mecanismos de regulação é recomendadocomo forma de eliminar falhas de mercado.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a IIé uma justificativa da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas aII não é uma justificativa da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é umaproposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
33

A alternativa correta é a letra d).

As externalidades são acontecimentos de natureza aleatória que geralmente tem consequências na economia de um país. Por exemplo, um período de seca pode fazer a produção de tomate despencar, elevando o preço desse produto. Como a assertiva I é uma consequência da irresponsabilidade do poder público, não é uma externalidade propriamente dita.

Mecanismos estatais de regulação evitam que as empresas se aproveitem de brechas na legislação e na auto-regulação do mercado para se aproveitarem dos consumidores.

Respondido por mariliaguerraimoveis
43

Resposta:

Letra A

Explicação:

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Perguntas interessantes