História, perguntado por MarinaMAlves7487, 1 ano atrás

o brasil pré colonial e as capitanias hereditarias

Soluções para a tarefa

Respondido por ThalitaVidal
13

Resposta:

O projeto de ocupação populacional da colônia, entretanto, foi estabelecido entre 1534 e 1536, com a adoção do sistema de capitanias hereditárias.

Este sistema já havia sido empregado com sucesso nas ilhas atlânticas e, além do Brasil, seria estendido à Angola. O objetivo do rei D. João III com o sistema de capitanias hereditárias era promover a ocupação territorial transferindo o ônus para particulares. O modelo era semelhante ao do senhorio português da Idade Média, entretanto, não podemos afirmar que este sistema criou relações feudais, haja vista que no caso brasileiro existia um Estado Nacional centralizado patrocinando um projeto colonizador.

O sistema de capitanias hereditárias consistia na concessão do rei de extensos domínios a particulares, os quais recebiam uma carta de doação real e um foral, no qual estavam consubstanciadas suas obrigações. O donatário, nome dado ao particular que recebia a capitania, tinha o direito de explorar economicamente sua capitania, administrar a Justiça e, ao mesmo tempo, estava obrigado a se sujeitar à autoridade da Coroa, recolher os tributos e expandir a fé católica, entre outras atribuições. Cabia ao donatário, ainda, a concessão de sesmarias, grandes extensões de terras que estão na origem do latifúndio no Brasil.

Explicação:

basicamente isso e toda a explicação

Perguntas interessantes