O Brasil passou por muitas crises nas instituições democráticas?explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os professores de Ciência Política da UFRGS André Marenco e Paulo Peres ministraram aula sobre populismo em tempo de pandemia, nesta quarta-feira, 3 de junho, no canal da ADUFRGS-Sindical no YouTube. Segundo eles, o país passa por um período de “democracia iliberal” e o atual cenário político pode levar a uma “ruptura institucional”. A aula online, desenvolvida em parceria com o ILEA/UFRGS, foi mediada pelo diretor da ADUFRGS José Vicente Tavares e apresentada e encerrada pelo presidente do Sindicato, Lúcio Vieira.
Ambos os ministrantes fizeram uma explanação sobre o processo democrático no mundo. Marenco esclareceu que os índices de democracia, medidos pela Fundação Freedom House, estão caindo e dando lugar à democracia iliberal, caracterizada por um não compromisso com regras, negação da legitimidade da oposição, encorajamento da violência e restrição das liberdades civis oponentes.
Peres explicou que o populismo acontece em ondas e que estaríamos vivendo a sétima onda, relacionada ao retorno renovado de uma visão de direita pró-fascista. Isso se reflete no Brasil, com a eleição de um presidente populista no pior sentido do termo. “O populismo é um tipo de governação sob a liderança de um demagogo”, enfatizou Peres.
Explicação: