História, perguntado por billymathrj, 1 ano atrás

O Brasil fez-se Império antes de se fazer nação. No contexto internacional da época, nosso processo de independência foi algo aberrante não apenas devido ao regime monárquico que adotou, como não se cansará de frisar a propaganda republicana de finais do Segundo Reinado, mas também devido à forma Imperial que tomou o Estado brasileiro numa conjuntura que já se anunciava nitidamente desfavorável às construções imperiais

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
2

O enunciado completo é:

"Tendo o texto como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o processo de independência do Brasil, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Ainda que não se possa admitir a existência de relação direta e automática entre os processos históricos europeus e os latino-americanos, a Revolução Industrial foi fator estrutural desestabilizante do Antigo Regime na Europa e contribuiu para a desintegração do Antigo Sistema Colonial na América."

CERTA

A Revolução Industrial na Europa desestabilizou o Antigo Regime na medida em que deu mais força política e econômica à burguesia. Isso contribuiu para que ocorresse a desintegração do sistema colonial, pois a monarquia perdia cada vez mais espaço na sociedade.

Com relação à frase "O Brasil fez-se Império antes de se fazer nação", o autor sugere que a consolidação da nacionalidade brasileira foi uma construção histórica que, sendo posterior à criação do Estado, estende-se ao longo do século XIX.

Perguntas interessantes