História, perguntado por qwwtzbsbwjxndsamxyz, 5 meses atrás

o Brasil especificamente a partir da década de 1950, passou a apresentar uma forte mobilidade populacional interna, em função do deu desenvolvimento econômico na região norte. Explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por brudartora
2

Resposta:

A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, dessa forma pode ser entre regiões, estados e municípios. Tal deslocamento não provoca modificações no número total de habitantes de um país, porém, altera as regiões envolvidas nesse processo.

No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de emprego para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.

Um modelo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o êxodo rural, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.

A região Sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido

→eu acho que é isso, espero ter ajudado ←


qwwtzbsbwjxndsamxyz: vlw
qwwtzbsbwjxndsamxyz: Man poderia me ajudar em uma pergunta sobre português?
Perguntas interessantes