O Brasil é um país rico em recursos minerais. Destaque o seu potencial e como ele é utilizado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de recursos minerais. A grande extensão territorial, a localização geográfica e sua formação geológica criaram condições para que o país apresente uma ampla oferta de diversos tipos de minérios e minerais.
Mineral x Minério
Mineral é uma substância homogênea, de composição inorgânica e quimicamente definida e que surge naturalmente na crosta terrestre.
Os minérios, nada mais são que os minerais de grande valor comercial. Entre eles estão: a hematita, magnetita e pirita (minérios de ferro), a bauxita (minério de alumínio) e a cassiterita (minério de estanho).
Principais recursos minerais do Brasil
A mineração ocupa importante posição na economia brasileira, especialmente no que se refere às exportações. O Brasil possui consideráveis reservas de minério e ocupa papel de destaque nas exportações de nióbio, minério de ferro, manganês e bauxita.
Vejamos a seguir os principais recursos minerais do Brasil:
Em relação às reservas mundiais o Brasil é detém as maiores reservas de nióbio (que responde por mais de 90% das reservas mundiais), o país também tem mais da metade das reservas mundiais de barita e grafita natural. Os minérios de níquel, estanho e ferro também têm participação significativa em relação às reservas mundiais.
Petróleo
É verdade que o Brasil destaca-se no cenário mundial no que diz respeito à reservas e exploração de combustíveis fósseis como o petróleo. No entanto, o petróleo, assim como o gás natural, o carvão mineral e o xisto betuminoso são recursos de origem orgânica, com estrutura química e processo de formação muito distintos dos minerais aqui descritos.
Neste artigo vamos nos ater aos recursos minerais do Brasil de origem inorgânica:
Os minerais metálicos - como: ferro, ouro, estanho, e manganês e,
Os não metálicos - como: calcário, fosfato, talco e caulim.
Destaques da produção mineral no Brasil
Em relação ao mercado mundial, os minerais abaixo, percentualmente, são os mais representativos:
Nióbio (maior produtor mundial)
Minérios de ferro
Minérios de alumínio
Amianto (crisotila)
Bentonita
Vermicuta
Grafita natural
Talco
Nem tão rico assim
Seja por não possuir grandes jazidas ou por não ter exploração ou ter produção insuficiente para atender a demanda do mercado interno, o Brasil possui carência – ou dependência externa dos seguintes minerais: carvão metalúrgico, fosfato, potássio, enxofre, chumbo, fluorita, tungstênio e prata.
Estados Brasileiros maiores produtores de minérios (em toneladas):
1° - Minas Gerais
2° - Pará
3° - Goiás
4° - São Paulo
5° - Bahia
6° - Mato Grosso
7° - Sergipe
Embora o Brasil possua uma expressiva variedade e quantidade de recursos minerais, o aproveitamento destes sofre prejuízo – em determinadas regiões - em função da escassez de tecnologia para a exploração comercial destes recursos. Nesses locais ainda é significativa a exploração rudimentar dos garimpos irregulares.
O parco desenvolvimento tecnológico voltado à indústria da mineração, tanto para a exploração, quanto para a utilização – faz com que estes recursos sejam vendidos para o mercado internacional a baixos preços. É comum também a presença de empresas estrangeiras atuando no campo da mineração no Brasil. A Vale (antiga empresa estatal privatizada em 1997) é uma gigante da mineração que atua em várias vertentes da atividade mineradora e industrial.
Fontes:
DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral - http://www.dnpm.gov.br/acervo/publicacoes