ENEM, perguntado por silviaribeiro3783, 10 meses atrás

O Brasil é o maior produtor e o maior consumidor mundial de palmito. Segundo dados do IBGE, desde o ano de 2000 a produção de conservas com matéria- prima proveniente de áreas cultivadas vem superando a de origem extrativista. Além desse fator fundamental relacionado ao aspecto ambiental, para garantir a inocuidade e segurança microbiológica da conserva de palmito, é recomendávelÔ manter o vácuo na embalagem para impedir o desenvolvimento do Clostridium botulinum.O manter o pH da conserva inferior a 4,5 para evitar multiplicação de Clostridium botulinum e produção de toxina.O orientar o consumidor a ferver a conserva pouco antes do consumo para destruição do esporo do Clostridium botulinum.Ô submeter o palmito a branqueamento para eliminação dos esporos de Clostridium botulinum.O adicionar carbonato de cálcio para correção do pH e destruição da toxina botulínica.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por lucelialuisa
3

O manter o pH da conserva inferior a 4,5 para evitar multiplicação de Clostridium botulinum e produção de toxina (Alternativa B).

O Clostridium botulinum é uma bactéria patogênica na forma de cotonete. A toxina produzida por ela bloqueia a comunicação entre os nervos.

Os esporos produzidos pelo Clostridium botulinum sobrevivem a altas temperaturas (~100 ºC) por um bom período. O ambiente anaeróbio (sem oxigênio) e alcalino (pH acima de 7,0) é favorável para sua multiplicação. Assim, para evitar sua multiplicação, devemos manter o pH da conserva abaixo de 4,5.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes