História, perguntado por GustavoHackerBolado, 4 meses atrás

O Brasil e a Construção da República!
20 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por TheGenericAccont
0

Resposta:

Proclamação da República

A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. Ao longo do dia, as movimentações políticas levaram José do Patrocínio a proclamar a República na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Isso marcou o início da Primeira República Brasileira.

Foi assinalado por crises na política e na economia. Aqui se definiram políticas como a dos governadores e do café com leite. Conflitos entre as oligarquias também contribuíram para o fim da Primeira República.

Características

A Primeira República, além de República Velha, é muito conhecida também como República Oligárquica e isso porque esse período ficou marcado pelo predomínio das oligarquias sobre nosso país. O predomínio das oligarquias sobre a política do Brasil começou a ser consolidado a partir de 1894, quando Prudente de Morais foi eleito presidente. A eleição de Prudente de Morais também marcou o fim do citado período conhecido como República da Espada. O predomínio das oligarquias resultou em algumas características que são consideradas grandes marcas da Primeira República.

Aqui estamos falando da política dos governadores e da política do café com leite.

Política dos governadores

Foi com a política dos governadores que o funcionamento político brasileiro na Primeira República foi estruturado.

O historiador Boris Fausto definiu os objetivos da política dos governadores da seguinte maneira

Assim, as oligarquias deveriam eleger deputados dispostos a atuar em favor do governo no legislativo. O funcionamento da política dos governadores dependia consideravelmente da figura do coronel, pois seria ele que, a nível regional, mobilizaria os votos necessários para eleger os candidatos certos, de acordo com o interesse de cada oligarquia. Essa intimidação dos eleitores é conhecida como «voto de cabresto».

Política do café com leite

A política do café com leite é um conceito clássico quando nos referimos à Primeira República. Segundo esse pacto, paulistas e mineiros alternavam-se na presidência da República. O uso desse conceito para explicar a Primeira República tem sido criticado pelos historiadores, porque as oligarquias mineira e paulista eram importantes, mas o funcionamento jogo político desse período não passava exclusivamente por elas, uma vez que existiam outras oligarquias no país.

Economia

No campo econômico, o Brasil seguiu com grande dependência do café. O grande produtor dele no Brasil era o estado de São Paulo. Na Primeira República também aconteceu um pequeno desenvolvimento industrial, sobretudo no Estado de São Paulo. As indústrias receberam um grande número de trabalhadores imigrantes e o crescimento industrial resultou no surgimento do movimento operário do Brasil, sobretudo a partir de 1917, quando aconteceu a Revolução Russa.

Decadência da Primeira República

A Primeira República iniciou sua fase decadente na década de 1920. A entrada de novos atores na política nacional, como os tenentistas, contribuiu para seu fim. O desgaste do pacto que mantinha as oligarquias minimamente em paz também contribuiu para o fim desse período da história brasileira. Na década de 1920, os tenentistas foram uma força que abalou a estrutura da Primeira República.

Importante mencionar que a Primeira República foi um período marcado por tensões sociais que resultaram em conflitos por diferentes regiões do Brasil. Aqui podemos citar a Guerra de Canudos, Revolta da Armada, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata etc. Leia este texto para saber mais sobre revoltas da Primeira República. O estopim para o fim da Primeira República foi a eleição presidencial de 1930. Esse era o fim da Primeira República, e o início da Era Vargas, período que se estendeu por quinze anos.

Resumo

A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1930. A política dos governadores e a política do café com leite eram práticas importantes desse período. A Primeira República pode ser dividida em República da Espada e República Oligárquica.

Perguntas interessantes