O Brasil e a China desenvolveram o programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Essa parceria no setor técnico-científico espacial levou o Brasil a ingressar no seleto grupo de países detentores da tecnologia de sensoriamento remoto, mercado até então dominado pelos países desenvolvidos. A responsabilidade do programa ficou a cargo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Academia Chinesa de Tecnologia (Cast). Num primeiro momento, foram desenvolvidos dois satélites: CBERS-1 (lançado em 1999) e CBERS-2 (lançado em 2003). Como cada satélite tem vida útil de dois a três anos, são periodicamente substituídos por novas unidades – como o CBERS-2B, lançado em 2007. O sucesso do lançamento e o perfeito funcionamento dos satélites levou os dois países a expandir o acordo, incluindo o desenvolvimento de mais dois satélites: o CBERS-3 (previsto para 2013) e o CBERS-4 (previsto para 2014). As principais aplicações dos CBERS estão nos setores agrícolas e de levantamento de riquezas naturais.
Questões
Observe a foto de satélite da cidade de Fortaleza, acima.
Considerando que as manchas urbanas são registradas na cor púrpura (magenta) e as águas em preto, analise a imagem dos arredores de Fortaleza e responda:
a) Qual é o padrão espacial da área metropolitana de Fortaleza?
b) Por que foram construídos os diversos açudes observados na imagem?
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:a)A RMF tem como área de influência todo o território do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte. A região de influência da Grande Fortaleza é a maior do ...
Não encontrados
b)e editado diversos livros no campo do desenvolvimento econômico e do d~ ... No período 1986-90, somente 11 açudes foram construídos, dos 33 projeta-.
de LM Assunção - 1993
Explicação:
joaohms:
Está é resposta completa?
Perguntas interessantes