Geografia, perguntado por rigalbok, 1 ano atrás

O Brasil, com quase 1/3 das florestas tropicais remanescentes no mundo; é reconhecidamente um dos mais importantes países em diversidade biológica mundial (PRANCE, 1987). Apesar desta posição destacada, o Brasil apresenta pouco mais de 5% de seu território em Unidades de Conservação, uma média menor do que a de áreas protegidas em nível mundial (6%) (SALES, 1996).

Existe uma grande diferença na proporção do desmatamento dentro ou fora das áreas protegidas nos estados brasileiros.

Observe a figura abaixo e responda a questão.



Figura: Proporção do desmatamento dentro e fora das áreas protegidas

Fonte: Ferreira et al 2005.



Com os dados apresentados entre o desmatamento dentro e fora das áreas protegidas, o que podemos concluir em termos de políticas públicas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Nandalet
8
Não tenho a figura mas pelo o que entendi, as políticas públicas são falhas visto que não protegem um grande bem do território brasileiro: as florestas. A ineficiência das políticas públicas que não cumprem seu papel de regulamentar e proteger a floresta á expõe ao desmatamento que cresce em ritmo descontrolado.

rigalbok: obrigada
mariacristina62: Respostas: O desmatamento é menor nas áreas protegidas, esses resultados demonstram claramente a importância de implantação de Unidades de Conservação como uma das ferramentas para conter ou diminuir o processo do desmatamento. O mercado de exportação impulsiona pela alta rentabilidade das principais atividades econômicas, como a extração madeireira, à pecuária e a agroindústria.
Perguntas interessantes