O Brasil apresenta um dos maiores patamares tecnológicos para a produção de soja no mundo, especialmente, quando consideramos a disponibilidade de insumos capazes de agregar um valor significativo à cultura. Por exemplo, no processo de inoculação das sementes de soja, é bastante comum se utilizar de estirpes bacterianas bastantes específicas de rizóbios, capazes de agregar nitrogênio às plantas, por meio do processo de fixação biológica. Adicionalmente, tem se tornado uma prática comum, associar camadas poliméricas que permitem agregar nutrientes e água às sementes, hidratando-as, especialmente a partir de sua inserção ao solo. Isto auxilia no sentido de reduzir as perdas germinativas, especialmente, em condições climáticas mais severas, com maior escassez hídrica. Sobre esta assunto, assinale a alternativa que denomina corretamente o insumo destacado na última parte de nosso enunciado. Alternativas Alternativa 1: Inoculante Turfoso. Alternativa 2: Inoculante em pó. Alternativa 3: Hidrogel. Alternativa 4: Preparado Liofilizado. Alternativa 5: Sementes Liofilizadas.
Soluções para a tarefa
A prática comum de associar camadas poliméricas que permitem agregar nutrientes e água às sementes ocorre através da alternativa Alternativa 3: Hidrogel.
Uso do hidrogel na agricultura
Seu uso na agricultura está associado diretamente com disponibilizar água em períodos de escassez. O hidrogel é um material que apresenta um alto grau de intumescimento que é justamente a capacidade absorção de água do material.
Assim, a liberação da água vai ocorrendo em função da necessidade da cultura permitindo um maior intervalo de irrigação, pois esse sistema otimiza a disponibilidade de água, reduzindo as perdas por percolação e também por lixiviação de nutrientes e melhora consequentemente a aeração e a drenagem do solo.
Entenda mais sobre irrigação em: https://brainly.com.br/tarefa/23157908
#SPJ1
Resposta: 3 hidrogel
Explicação: pagina 137 do livro(
, o hidrogel é um componente agregador de água e
nutrientes. Ele é capaz de aumentar o seu volume, absorvendo a água disponível
no solo e translocando-a para a semente, de modo a hidratá-la, o que principia
a sua germinação. Ademais, essa hidratação da semente também permite a das
bactérias, que se apresentam lioflizadas, ou seja, com hidratação mínima apenas para manter suas funções vitais, com metabolismo mínimo.)