Pedagogia, perguntado por monteiroabeatriz, 11 meses atrás

O Brasil ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos, o que corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais. Os dados, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e se referem ao ano de 2016. De acordo com os dados do IBGE, mais da metade da população só tem até o Ensino Fundamental. 51% da população brasileira de 25 anos ou mais tem somente até o Ensino Fundamental completo. No caso do Ensino Médio, 26,3% desse grupo tinha completado esse nível de instrução. A taxa mais baixa está localizada no ensino superior: 15,3% completaram a etapa.

FERREIRA, P. Brasil ainda tem 11,8 milhões de analfabetos, segundo IBGE. O Globo, 21 dez. 2017. Sociedade. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.

Assim, com base nessa afirmação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Brasil reduziu a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais drasticamente. Atualmente, mais de 97% desse público encontra-se alfabetizado. Isso favoreceu o cuprimento integral das metas estabelecidas no PNE (Plano Nacional de Educação) antes do término de vigência. Além disso, o país registra, em média, 12 anos de estudo, sendo as regiões Nordeste e Norte as áreas com maior número de anos de escolarização (11,8%). A região Sul apresenta o menor índice de anos de estudo, o que retrata as diferenças regionais no contexto brasileiro.

Porque

II. Essa perspectiva só reafirma que, historicamente, as pessoas brancas tiveram sempre maior acesso à escola que pessoas negras e pardas, e isso reflete um indicador, o qual necessita ser superado pelas instâncias políticas, sociais e educacionais.

A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por isacrismari31
5

Resposta:

A I é Falsa e a II é verdadeira

Explicação:

Respondido por arioziale
4

Resposta:

A I é falsa e a II verdadeira.

Explicação:

Eu não consegui me localizar no livro, se alguém conseguiu por favor deixe seu comentário, mas no site do IBGE está dizendo exatamente sobre esse conteúdo, onde mostra que não há grandes reduções da taxa do analfabetismo, que ainda não atingiu o 6,5% (o que foi colocado como meta) e que a porcentagem é o dobro entre negros e pardos que atinge o percentual de (9,3%) em relação aos brancos (4,0%).

Perguntas interessantes