Uma das atividades do plano de tratamento fisioterapêutico que o profissional fisioterapeuta tem que realizar é a sequência de orientações que são importantes para passar ao paciente de artroplastia de quadril e para a família que o acompanhará. Sobre estas orientações avalie as afirmativas e coloque V para verdadeiro e F para falso. ( ) Evitar a combinação dos três movimentos seguintes, pois podem produzir “deslocamentos”: não girar a perna envolvida na direção da perna oposta; não flexionar o quadril além de 90º sem autorização médica; não juntar as duas pernas nem cruzar a perna envolvida com a perna oposta. ( ) Colocar um travesseiro ou uma tala entre as pernas enquanto estiver deitado. Manter a perna envolvida em uma posição neutra de maneira que o joelho e o pé́ apontem na direção do teto ou permaneçam em leve rotação. ( ) Evitar sentar em moveis baixos e com excesso de estofamento. Não sentar em cadeiras duras. Sentar sobre um travesseiro. ( ) Não erguer o joelho mais alto do que o quadril quando estiver sentado nem colocar o pé́ sobre uma mesa de centro ou banquinho e não cruzar as pernas ou os tornozelos quando estiver sentado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de V e F.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra D. Todas as afirmações estão corretas. A artroplastia de quadril consiste na remoção do osso e a cartilagem lesionados e substituição dos mesmos por componentes protéticos. Requer fisioterapia de 6 meses a um ano e cuidados na movimentação.
Artroplastia de Quadril
A artroplastia é uma cirurgia para a substituição da articulação total ou parcial do quadril (lesionada) por prótese. que podem ser de metal, cerâmica ou polietileno.
Após a cirurgia o paciente fica em torno de 5- 6 dias no hospital, e ao retornar pra casa necessita de fisioterapia de 6 meses a um ano. O plano de tratamento terapêutico nesse caso envolve além das consultas médicas e fisioterapia, uma série de cuidados que o paciente deve ter para que se tenha sucesso na recuperação.
O profissional fisioterapeuta deve orientar o paciente quanto alguns movimentos que podem produzir deslocamentos como:
- Não girar a perna envolvida na direção da perna oposta.
- Não flexionar o quadril além de 90º sem autorização médica.
- Não juntar as duas pernas nem cruzar a perna envolvida com a perna oposta.
Outra orientação que deve ser dada ao paciente é colocar um travesseiro ou uma tala entre as pernas enquanto estiver deitado. A perna operada deve ficar em uma posição neutra de maneira que o joelho e o pé́ apontem na direção do teto.
Quando for sentar usar sempre um travesseiro, evitar moveis baixos e cadeiras duras. Não erguer o joelho mais alto do que o quadril nem colocar o pé sobre um apoio e não cruzar as pernas.
Assim podemos concluir que a Artroplastia de Quadril é uma cirurgia delicada que requer uma série de cuidados pós operatórios.
A parte da questão que está faltando (alternativas) é esta:
a. F, F, F, F.
b. F, V, V, V.
c. V, F, V, F.
d. V, V, V, V.
e. V, V, F, F.
Aprenda um pouco mais sobre a Artroplastia de Quadril aqui: brainly.com.br/tarefa/12338851
brainly.com.br/tarefa/9004494
#SPJ2