O Barroco foi uma expressão artística homogênea que se propagou pela Europa adotando formas variadas nos diferentes países europeus. Abarcando várias vertentes da produção artística, manifestou-se em distintos âmbitos da cultura, sendo equivocado reduzi-lo a uma teoria totalizante. No Brasil, o Barroco assume características próprias após ser trazido pelos colonizadores portugueses. Como componente histórico, o Barroco brasileiro é um conteúdo fundamental para que se compreenda a formação da sociedade.
Uma operadora de turismo contratou você para guiar e monitorar um grupo de europeus interessados em arte em uma visita à cidade histórica de São João del-Rei, em Minas Gerais. Sua atribuição, nesse trabalho, é apresentar e explicar as particularidades do Barroco nacional, por meio da visitação à arquitetura sacra da cidade. Seu primeiro ponto do roteiro é a Igreja de São Francisco de Assis (1774-1809), projetada por Aleijadinho, tombada pelo IPHAN e apresentada na imagem a seguir.
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Neste Desafio, frente à obra de Aleijadinho, como você explicaria aos visitantes europeus os aspectos contrastantes entre o exterior e o interior das igrejas barrocas brasileiras?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Barroco chegou ao Brasil pelas mãos dos colonizadores portugueses, sendo os jesuítas os encarregados pelas construções religiosas. Os construtores vinculados à Companhia de Jesus tinham experiência nos projetos militares de fortificações à beira-mar, e foi a partir das plantas desses lugares que elaboraram as igrejas em território brasileiro. Tratam-se de edificações simplificadas e funcionais que originaram o traçado das igrejas brasileiras.
Segundo a filosofia jesuítica, as manifestações de exuberância nas fachadas das igrejas contrariam a virtude do recolhimento que deve ocorrer dentro dos espaços sagrados. Por esse motivo, as igrejas barrocas brasileiras, mesmo no período áureo do estilo, têm a característica contrastante entre o exterior contido e simples e os interiores ricamente decorados, trazendo aspectos particularizantes como a iconografia nacional da fauna e da flora, além de elementos indígenas, associados às imagens sacras.
Do ponto de vista material, há também justificativas para a ausência de ornamentações excessivas nas fachadas: as diferentes condições geográficas e tecnologias construtivas em relação à Europa fizeram com que os construtores brasileiros precisassem adaptar a linguagem do extremamente ornamentado Barroco europeu.
Na ausência dos mármores resistentes para a edificação, no Brasil, a pedra-sabão foi o material utilizado para ornar as fachadas e os detalhes do interior das igrejas. Esse fenômeno fez surgir o que se conhece como Rococó mineiro, representado por Aleijadinho, que desenvolveu belíssimas portadas e demais elementos arquitetônicos aplicados às fachadas coloniais, cujo resultado é sóbrio, elegante e tradicionalmente brasileiro.
Explicação:
Resposta:
O Barroco chegou ao Brasil pelas mãos dos colonizadores portugueses, sendo os jesuítas os encarregados pelas construções religiosas. Os construtores vinculados à Companhia de Jesus tinham experiência nos projetos militares de fortificações à beira-mar, e foi a partir das plantas desses lugares que elaboraram as igrejas em território brasileiro. Tratam-se de edificações simplificadas e funcionais que originaram o traçado das igrejas brasileiras.
Segundo a filosofia jesuítica, as manifestações de exuberância nas fachadas das igrejas contrariam a virtude do recolhimento que deve ocorrer dentro dos espaços sagrados. Por esse motivo, as igrejas barrocas brasileiras, mesmo no período áureo do estilo, têm a característica contrastante entre o exterior contido e simples e os interiores ricamente decorados, trazendo aspectos particularizantes como a iconografia nacional da fauna e da flora, além de elementos indígenas, associados às imagens sacras.
Do ponto de vista material, há também justificativas para a ausência de ornamentações excessivas nas fachadas: as diferentes condições geográficas e tecnologias construtivas em relação à Europa fizeram com que os construtores brasileiros precisassem adaptar a linguagem do extremamente ornamentado Barroco europeu.
Na ausência dos mármores resistentes para a edificação, no Brasil, a pedra-sabão foi o material utilizado para ornar as fachadas e os detalhes do interior das igrejas. Esse fenômeno fez surgir o que se conhece como Rococó mineiro, representado por Aleijadinho, que desenvolveu belíssimas portadas e demais elementos arquitetônicos aplicados às fachadas coloniais, cujo resultado é sóbrio, elegante e tradicionalmente brasileiro.
Explicação:
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