História, perguntado por kath333, 11 meses atrás

O bandeirantismo foi um dos fatores mais influentes da expansão territorial. Os bandeirantes organizavam as bandeiras que saiam da capitania de São Vicente, principalmente da cidade de São Paulo, para buscar riquezas, escravos e praticar o sertanismo de contrato. Descreva as três fases do bandeirantismo denominadas: apresamento, sertanismo de contrato e prospector.

Soluções para a tarefa

Respondido por raquelcalixto45
1

Resposta:

“bandeira de apresamento”. Nesse tipo de expedição, a busca por índios tinha como objetivo estabelecer comércio com os proprietários de terra interessados em explorar a força de trabalho deste tipo de “peça” que, em geral, custava vinte por cento do valor pago por um escravo proveniente da África. Os índios capturados das missões jesuíticas eram mais caros por estarem acostumados a uma rotina diária de serviço.

“bandeira prospectora” saía em busca de produtos naturais comercializáveis (drogas do sertão) e de possíveis regiões onde poderiam ser encontrados metais e pedras preciosas. No fim do século XVII, esse tipo de expedição descobriu as primeiras regiões ricas em minério em Minas Gerais, Mato Grosso e, posteriormente, em Goiás.

“sertanismo de contrato” era feito com o objetivo de combater populações indígenas que atacavam os centros coloniais e destruíam as comunidades quilombolas organizadas pelos escravos que escapavam das fazendas. Dessa forma, alguns bandeirantes eram utilizados como força de repressão contra aqueles que se opunham aos moldes da colonização.

Perguntas interessantes