O Banco Central enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional com o objetivo de simplificar e tornar “competitivos” os mercados cambiais. Essa simplificação envolve a permissão para a abertura de contas em moeda estrangeira. A permissão será concedida a indivíduos e empresas. A abertura generalizada das contas de capital promovida pela globalização financeira inverteu as determinações do balanço de pagamentos. Nos tempos de Bretton Woods, o balanço de pagamentos era comandado pelas transações de mercadorias e serviços. Agora quem apita o jogo são os senhores que se empanturram na arbitragem e na especulação com as moedas. Para as economias de moedas sem reputação e “ilíquidas”, a mobilidade de capitais tende a produzir valorizações indesejadas, seguidas de desvalorizações abruptas. Seja qual for o regime cambial adotado, as autoridades monetárias do país de “moeda fraca”, com “ponto de compra” imprevisível, poderão ser obrigadas a vender reservas ou subir as taxas de juro para estabilizar o curso do câmbio.
Com relação ao Balanço de Pagamentos, é correto dizer que ele
Escolha uma:
a.
é a conta onde se registram todas as transações econômicas dos entes da federação como Estados e Municípios.
b.
se apresenta como superavitário quando há saídas de moeda estrangeira maiores do que entradas de moedas estrangeiras no país.
c.
é a conta onde se registram todas as transações econômicas de um país com o resto do mundo.
d.
indica a variação de inflação ocorrida nos últimos 12 meses.
e.
se apresenta como deficitário quando as entradas de moeda estrangeira no país superam as saídas.
Soluções para a tarefa
c.
é a conta onde se registram todas as transações econômicas de um país com o resto do mundo.
Explicação:
Balanço de pagamentos é o registro estatístico de todas as transações entre residentes de uma economia e o restante do mundo. Quando falamos em todas as transações, nos referimos ao fluxo de bens e serviços e direitos de valor econômico (Banco Central do Brasil, 2002). Esse registro é importante, pois não vivemos isolados do restante do mundo e, para apurar de forma fidedigna a condição econômica de um país, é relevante ponderar todo o fluxo que entra e sai.
Segundo Gremaud, Vasconcellos e Toneto Júnior (2011, p. 251), o balanço de pagamentos de um país é “um resumo contábil das transações econômicas que esse país faz com o resto do mundo, durante certo período de tempo. Com base nesse balanço pode-se avaliar a situação econômica internacional do país”.
Resposta: C. é a conta onde se registram todas as transações econômicas de um país com o resto do mundo.
Explicação: Corrigido pelo AVA