O Balanço Orçamentário deve ser elaborado obedecendo-se a um modelo, agregado à Lei Federal nº 4.320/64, com o Anexo nº 12, sendo em realidade um quadro onde se resume a receita do exercício, a nível de espécie, e a despesa a nível de créditos orçamentários e suplementares globais, em termos de previsão e fixação respectivamente, e de execução, ou seja, o quanto foi realizado, apresentando a seguir as diferenças entre ambas.
Infere-se, do excerto, que o balanço orçamentário evidencia o planejamento e a execução da lei orçamentária anual do ente público. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) No balanço orçamentário, é possível existir o equilíbrio orçamentário em dado momento.
II. ( ) No balanço orçamentário, receitas e despesas são demonstradas por categorias econômicas.
III. ( ) Os restos a pagar processados são aqueles que ainda estão na fase da liquidação da despesa.
IV. ( ) O balanço orçamentário apura o superávit/déficit financeiro de exercício anterior para utilizar em sua demonstração mais atual.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta:
A V, F, F, V.
B V, V, F, F.
C F, V, V, F.
D F, F, V, V.
E V, F, V, F.
Soluções para a tarefa
Resposta: V, V, F, F.
Explicação: Pois o balanço orçamentário é o demonstrativo que evidencia a execução orçamentária do ente público. No início dessa execução, o que geralmente ocorre é um equilíbrio entre a receita prevista e a despesa fixada, e esses valores se igualam. No decorrer da execução, com a inserção do superávit financeiro apurado em exercício anterior, ocorre um desequilíbrio entre as receitas e despesas em virtude da utilização de uma receita que não faz parte do exercício (superávit). O BO evidencia as receitas e despesas classificadas por categoria econômica, ou seja, correntes e capital.
Resposta:
V, V, F, F.
Explicação:
as afirmativas I e II são verdadeiras, pois o balanço orçamentário é o demonstrativo que evidencia a execução orçamentária do ente público.