O avanço tecnológico expresso pela inteligência artificial, a robótica, a automação e outras inovações, denominadas Indústria 4.0, tem exigido mudanças comportamentais, novas habilidades, novas concepções a respeito da própria carreira profissional que se diferem daquelas presentes entre os trabalhadores herdeiros da I Revolução Industrial.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre as carreiras profissionais da I Revolução Industrial e da Indústria 4.0, descritos na coluna A, com as suas respectivas características, descritas na coluna B.
Coluna A
Coluna B
I. I Revolução Industrial
II. Indústria 4.0
1. Denominada como “mosaico”, a carreira é planejada e construída pelo profissional tomando como referência diferentes bases de conhecimento.
2. A carreira é focada em um assunto específico, tratado de modo aprofundado.
3. Representada por uma escada, a carreira é construída no interior de uma empresa.
4. O profissional atua em diferentes áreas da empresa com base nas diversas competências e comportamentos adquiridos em sua carreira.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:
Soluções para a tarefa
A associação entre as carreiras profissionais da I Revolução Industrial e da Indústria 4.0, com as suas respectivas características, descritas na coluna, é: II - 1; I-2, I - 3, II - 4.
A Revolução Industrial que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII e no início do século XVIII. Marcou o início da segurança e higiene industrial como resultado do surgimento do motor a vapor e da mecanização da indústria.
A principal característica desse período foi o início do uso de máquinas com o objetivo de aumentar a velocidade com que o trabalho foi realizado.
Enquanto que, a indústria 4.0 é a mais importante de todas as revoluções do século XX, uma vez que o país que faz uma revolução social e não atinge os níveis mais altos de progresso econômico e tecnológico .
As carreiras relacionadas à indústria 4.0, são aquelas relacionadas à revolução tecnológica, biomedicina, administração e arquitetura, que têm as melhores perspectivas de emprego, salários e criação de negócios.