Sociologia, perguntado por Jackie34, 1 ano atrás

O autor responsável pela mais importante das primeiras reflexões sobre o método de pesquisa em sociologia e Émile Durkheim.o autor foi o grande responsável pela promoção da sociologia como uma disciplina científica ao definir o objeto de estudos desta ciência, que em sua análise foi denominado de fatos sociais. Considere as afirmações abaixo sobre fato social de Durkheim.
I- para definir se um determinado fenômeno social pode ser considerado um fato social é preciso observar se esse fenômeno exerce sobre o indivíduo uma coerção exterior se atinge a sociedade em toda sua extensão exe é independente das vontades individuais.
II- para Durkheim os fatos sociais estão relacionados aos esforços dos indivíduos em transformar a realidade são fatos sociais portanto todas aquelas ações individuais independentemente da consciência coletiva que servem para aumentar a solidariedade entre os indivíduos em busca de uma transformação social.
III- conforme Durkheim os fatos sociais exercem um controle sobre os indivíduos com o objetivo de promover constantes mudanças na sociedade para o autor os fatos sociais promovem a desigualdade social e devem ser controlados pois o autor estava preocupado em transformar o modo de produção capitalista.

Soluções para a tarefa

Respondido por julialiri
9

A premissa correta é a número I, pois para Émile Durkheim o fato social é um fenômeno social, possui caráter coercitivo sobre o indivíduo. As ações individuais não sobrepõem a coerção do fato social, o qual é externo a sociedade e a atinge.

O fato social, segundo o sociólogo, pode ser classificado como normal ou anormal. Sendo o normal ações que prezam pela norma da sociedade e o anormal ações que devem ser excluídas da sociedade, pois são consideradas como doenças.

O fato social que poderá promover a desigualdade será o fato social anormal, assim, não são todos os fatos que promovem a desigualdade.

Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/8260617

Anexos:
Perguntas interessantes