Física, perguntado por giovanamedeiros5, 11 meses atrás

O autor Paulo Alves Porto destaca, no conceito de gás de Van Helmont, um fator importante da Ciência no século XVII. Que fator é esse?

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
62

Olá!

O autor Paulo Alves Porto em artigo publicado no ano 2000 na Universidade de São Paulo fez um estudo sobre os trabalhos de Van Helmont, em que ele faz um breve histórico acerca do surgimento do conceito de gás e como Helmont foi o grande responsável pelos estudos sobre o gás na medicina, principalmente a importância com a qual ele tratava o tema.

Veja um trechinho do estudo de Porto em que ele fala da importância do gás para a ciência no século XVII:

"De acordo com a teoria helmontiana, o gás representaria a  essência mais profunda e característica de um objeto. O gás  seria o portador do archeus e do fermento de um corpo, isto é,  das entidades que fariam um objeto ser o que ele é; em outras  palavras, estas entidades dariam a um corpo a sua especificidade.  

Quando transformado em um gás, a matéria estaria numa  forma muito sutil, livre de sua “casca” material mais externa e  impura, a qual manteria o corpo “fixo”. Na Natureza, o gás  seria um passo pelo qual um vapor, uma fumaça, ou mesmo  um corpo fixo, teria que passar rumo a sua conversão final em  água elementar. Assim se fecharia o ciclo da matéria no mundo,  visto que, segundo Van Helmont, todos os corpos – com  exceção do ar – se originariam materialmente da água. Dentro  do corpo humano, um gás seria o condutor da “luz vital” através  do sangue para todos os tecidos e órgãos."

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes