O autor Parry (1996) resume o conceito de competência como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afetam a maior parte de alguma tarefa, papel ou responsabilidade que se reporta ao desempenho da função assumida, e que podem ser aferidos por parâmetros bem aceitos; tais predicados são susceptíveis de melhor capacitação pelo treinamento e desenvolvimento. Ainda assim, o autor questiona se as competências devem ou não incluir traços de personalidade, valores e estilos; sublinha que alguns estudos fazem a distinção entre competências flexíveis (soft competencies), que envolveriam traços de personalidade, e competências rijas (hard competencies), que se limitariam a assinalar as habilidades exigidas para tal ou qual trabalho específico.
Analise as asserções acerca das competências organizacionais e assinale a alternativa que transmite as dimensões da competência de forma correta.
I. A competência ocorre quando os três critérios do CHA existem.
II. Habilidades como destreza, técnica e saber fazer, aliadas a conhecimento e atitudes compõem as dimensões das competências.
III. Habilidades como determinação e destreza, juntamente com atitudes e conhecimento integram as competências.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5, as três afirmações são verdadeiras.
Explicação:
De acordo com Durand (2000 apud BRANDÃO, 2009, p.11), “o conhecimento corresponde a uma série de informações assimiladas e estruturadas pelo indivíduo, as quais lhe permitem entender o mundo”. Refere-se ao saber que a pessoa acumulou ao longo da vida. A habilidade refere-se ao saber como fazer algo (GAGNÉ et al. 1998 apud BRANDÃO, 2009, p.11). Diz respeito à capacidade de a pessoa de fazer uso produtivo do conhecimento que detém, isto é, de instaurar conhecimentos armazenados em sua memória e utilizá-los em uma ação (DURAND, 2000 apud BRANDÃO, 2009, p.11). A atitude como terceiro elemento ou dimensão da competência pode ser definida como uma predisposição do indivíduo para reagir – positiva ou negativamente – a um estímulo (BOWDITCH; BUONO, 1992 apud BRANDÃO, 2009, p.12). A competência, portanto, acontece quando existem os três critérios do CHA (conhecimento, habilidades e atitudes).