O autor, ao perceber a presença do ladrão, demonstra *
1 ponto
(A) tristeza.
(B) alegria.
(C) raiva.
(D) indignação.
(E) inquietação.
Soluções para a tarefa
A presença do ladrão causa (E) inquietação.
Em "aprenda a chamar a polícia" de Luís Fernando Veríssimo o autor demonstra que está inquieto com a presença do ladrão.
Isso acontece porque, acordou no meio da noite ouvindo uns passos de alguém no quintal.
A partir disso, começa a inquietação com a presença do ladrão. Portanto, resolve ligar para a polícia, que diz que não tem ninguém disponível.
O desfecho da história é que o autor diz que matou o ladrão. E com isso, consegue chamar a atenção da polícia, que prontamente vai até o local, e descobre que na verdade, o homem estava vivo.
Portanto, a moral é que as pessoas devem "aprender a chamar a polícia".
Abraços!
Ao perceber a presença do ladrão, o autor demonstra inquietação, e por isso a alternativa correta é a letra E.
O autor, por ter um sono leve, acorda e percebe que um ladrão está no quintal, rodeando a sua casa. Ele não demonstra preocupação, pois sua casa é segura, mas fica inquieto e liga para a polícia.
A ironia se faz presente no texto pois o personagem principal, ao constatar que a polícia não estava disponível no momento para ir até a casa dele, decide ele mesmo se encarregar de fazer o serviço que deveria ser feito pela polícia, que era prender ou matar o ladrão.
A oração "pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível" evidencia isso, ao qual o eu lírico justifica o motivo de ter assassinado o ladrão que estava rodeando a sua casa.
Veja mais sobre ironia em:
brainly.com.br/tarefa/44765598