História, perguntado por clnascimento1, 1 ano atrás

O autor, afirma que o movimento intenso (Diáspora) de grupos de pessoas, comunidades ou sociedades inteiras, para outros territórios longínquos, é sempre um processo traumático quase sempre ligado:
A Igreja, que sempre perseguiu ateus e traidores das palavras santas existentes nos textos bíblicos.
As Guerras Santas, ligadas ao Islã.
O terrorismo existente no Oriente e que se estende ao Ocidente.
As guerras, as perseguições políticas, discursos étnicos e xenofóbicos, perseguições ou questões religiosas, crises de fome, regime de distribuição de propriedade, entre outros.
Todas as alternativas acima estão incorretas.

3)Deivison Campos, afirma que o sucesso das causas defendidas pelo Grupo Palmares, deveu-se também graças a contribuição:

Da Igreja, que apoiou o Grupo Palmares e lutou lado a lado com os seus integrantes.

A FUNAI, que foi o braço do Estado a defender as ações do Grupo Palmares e tornar as praticas dos seus integrantes oficiais e aceitas por grande parte da população brasileira.

A imprensa.

Das religiões afro-brasileiras que propagaram as reivindicações do Grupo Palmares.

Todas as alternativas acima estão incorretas.

4) O autor Deivison Campos afirma que a ação de subverter a esfera política e social, realizada pelo Grupo Palmares e pelo movimento negro como um todo, deu-se principalmente pelo viés cultural, por seu discurso de romper com a ideia de uma cultura nacional oficial. A subversão do discurso oficialista se dá através de três iniciativas:
Ações terroristas que aconteciam nas madrugadas de sábados em Porto Alegre; colagem de cartazes, nos muros da cidade, com as reivindicações do Grupo; reuniões com segmentos sociais negros.

A releitura da história do país, a reelaboração da identidade étnica e a tradução dos ideais dos movimentos negros na diáspora e mesmo na África.

Atos públicos com diversos comícios; shows musicais onde as canções tratavam das exigências do Grupo; competições esportivas que uniam somente negros para destacar as reivindicações do grupo.

Reuniões com as autoridades para conquistar apoio as suas lutas; disseminação de correios eletrônicos e postagens em redes sociais para informar o grande público; manifestações na Esquina Democrática, em Porto Alegre.

Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

5) O professor Deivison Campos afirma que “em decorrência da tensão entre a tradição e criação, o samba urbano carioca incrementa suas origens híbridas, mesclando os...”:
Sambas e os pagodes.
Chorinhos e os sambas.
Raps e os funks.
Maxixes e os batuques.
Pagodes e os Chorinhos.

6) A constituição de uma música negra brasileira surge da fusão entre..:

O fado, o chorinho e a valsa.
Elementos africanos, músicas da cultura europeia e indígenas.
O hip-hop, o rap e o pop.
O blues, o Rock e o country.
O forró, o baião e o pezinho.

7)A autora Cláudia Campos, entende que o sinal mais marcante do sincretismo religioso ligado as religiões afro-brasileiras é a:
Presença de estátuas de santos católicos nos altares das casas de religião afro-brasileira.
O islamismo, cada vez mais presente, nos terreiros.
O judaísmo presente nos rituais das religiões afro-brasileiras.
O budismo que contribui para a complexidade dos dogmas afro-brasileiro.
Todas as alternativas acima estão incorretas.

8)Lendo o artigo de Cláudia Campos, podemos afirmar que o “sincretismo” foi:

Nefasto para as diferentes religiões afro-brasileiras.
Foi devastador para a cultura religiosa afro-brasileira.
O causador da pouca adesão dos negros às religiões afro-brasileiras.
À única maneira do negro manter e dar continuidade ao seu culto religioso.
Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

9) A autora Cláudia Campos nos mostra que durante muito tempo a arte afro-brasileira foi “sufocada e nivelada”, não sendo chamada de “arte” sendo denominada ....................... e os artistas não eram considerados com tal função, e sim como.....................

Artesanato / camelôs.
Bugigangas / maneiros.
Art Näif / artesãos.
Bijous / armeiros.
Tatos / talentosos.

10) Segundo Cláudia Campos, a arte africana é o meio de comunicação que estabelece vínculos e união entre o:
Sagrado e o humano.
Subversivo e o ordenamento do universo.
Mal e o bem.
Equilíbrio e o desequilíbrio.
Mortal e o imortal.

Soluções para a tarefa

Respondido por oana7096
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Olá!  

Com relação ao fenômeno da diáspora, está correta a ultima assertiva, pois esse tipo de movimento intenso está, geralmente, está relacionado às guerras, as perseguições políticas, discursos étnicos e xenofóbicos, perseguições ou questões religiosas, crises de fome, regime de distribuição de propriedade, entre outros;

Resposta da questão 3. O Grupo de Palmares encontrou apoio das religiões afro-brasileiras;

Para a questão 4, a segunda assertiva é a que mais se aproxima com as ações do grupo na década de 70;

Na questão 5, a resposta é o samba e o pagode;

Questão 06, hip rop, o rap e o pop;  

A questão 7 está contemplada com a primeira assertiva;

8. Diante da repressão e da tentativa de aculturamento, o sincretismo religioso foi a única maneira encontrada pelos negros para dar continuidade ao seu culto religioso.

9. Alternativa: bugigangas e maneiros;

10.Resposta: O sagrado e o humano.

Espero ter ajudado.

Bons estudos!

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