História, perguntado por maria83076, 9 meses atrás

O auge da extração aurífera na capitania de Minas Gerais aconteceu entre os anos 1740 a 1750. Logo após esse período, o que se verifica é um declínio do ouro na economia colonial. Explique qual a relação entre essa decadência e a prática da fiscalização metropolitana sobre o ouro mineiro.​

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
7

A decadência do ouro na economia colonial se deu em grande parte por causa do aumento da fiscalização metropolitana sobre o ouro, pois a criação de organismos para cobrar mais impostos e evitar o contrabando devolveu a Portugal o domínio sobre esse metal e deixou a colônia com pouquíssimos recursos.

A Coroa Portuguesa criou as Casas de Fundição, para evitar a circulação de ouro em pó, e a Intendência das Minas, que era encarregada de cobrar os impostos e evitar o contrabando.

A colônia tinha que pagar o Quinto, imposto que determinava que 20% de toda a produção deveria ir para Portugal. Além disso, Portugal estipulou um "teto" para a quantidade de ouro que deveria ser enviada à Coroa, então se a produção não alcançasse esse valor, os colonos tinham que cobrir.

Perguntas interessantes