Ed. Física, perguntado por equipejobsmy, 4 meses atrás

O atletismo não deve ser entendido de forma limitada, como um “esporte base” para os demais. Apesar de existir há tantas centenas de séculos, cada uma de suas modalidades hoje praticadas possui um conjunto de movimentos que podemos chamar aqui, de gestos técnicos. Esses gestos trazem suas especificidades com um sentido e um significado, próprios da área. Para além deste entendimento, a construção de movimentos e manifestações corporais pelo ser humano, tais como correr, andar, saltar, arremessar e lançar, estão presentes em inúmeras atividades: Jogos, brincadeiras, esportes e ginástica.

OLIVEIRA, Humberto Garcia de; BARALDI, Élen Carla da Costa. Esportes Individuais: Atletismo. Maringá - PR.: Unicesumar, 2022.

Nesse sentido, podemos dizer que o atletismo é o esporte mais amplo que conhecemos. Todos os movimentos das modalidades (correr, andar, saltar, arremessar e lançar), são como “base” para outros esportes. Entretanto, cada modalidade tem sua especificidade. Cada movimento tem seu próprio treinamento e suas particularidades, por isso, essa atividade MAPA é para que você, aluno, possa se familiarizar com esse amplo esporte e entende-lo em todos os aspectos.


01. Descreva QUANTAS e QUAIS são as fases comuns entre os lançamentos e arremesso e EXPLIQUE com suas palavras cada uma das fases:

02. Diante de diversas modalidades que o atletismo abrange, cite QUANTAS e QUAIS são as fases da corrida com barreiras e EXPLIQUE com suas palavras cada uma das fases:

03. nessa atividade, você como futuro professor/treinador que busca o conhecimento e o utiliza de forma eficaz, irá desenvolver um material alternativo, capaz de trabalhar a técnica necessária para o ENSINO da corrida com barreiras. O material deverá ser voltado para o ensino da corrida com barreiras, para crianças entre 12 e 14 anos.
Esse material precisará ser ALTERNATIVO, ou seja, deverá ser montado com materiais facilmente encontrados e/ou adquiridos.
# Você deverá MONTAR O MATERIAL e tirar DUAS fotos que mostre: PRIMEIRA FOTO: Montando o material e SEGUNDA FOTO: O MATERIAL JÁ PRONTO.

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilapsd
15

A partir do nosso conhecimento sobre atletismo, entendendo a particularidade de cada movimento e seus respectivos treinamentos, podemos responder o que se pede em:

1) As fases comuns entre os lançamentos e arremessos são:

  • Preparação: caracterizada pela acomodação do instrumento e impulso. A maneira com a qual o atleta segura o peso, o dardo, o disco ou o martelo, depende da forma de cada um dos utensílios.

  • Deslocamento: aqui há a corrida ou giro, com o intuito de quebrar a inércia utilizando todo o espaço do círculo ou pista e, com isso, ganhar velocidade e força, que serão utilizadas na fase seguinte.

  • Arremesso ou lançamento : Essa fase é decisiva para bons resultados de marca. Precisa ser bem coordenada.

  • Recuperação: se caracteriza pela troca de pés e freio, desaceleração consciente e programada para que o competidor não saia da área ou pise na linha, desperdiçando sua tentativa.

2) As corridas de barreiras são provas de velocidade cujo objetivo é coordenar a corrida e a transposição das barreiras. Nas raias são dispostas igualmente dez barreiras, que para serem superadas, o atleta deve cumprir as fases:

  • Partida e Aproximação da 1ª Barreira: explosão após adquirir uma velocidade com passadas largas.

  • Impulsão: O pé da perna de impulsão e apoio permanece apoiada no solo, enquanto a perna de ataque, sobe e se flexiona sobre a barreira.

  • Transposição: o trono levemente flexionado para frente, sobre a perna de ataque. A perna de apoio deixa o solo flexionada lateralmente para facilitar a passagem completa sobre o obstáculo.

  • Corrida entre Barreiras: passadas contadas de forma que esta termine com a perna de apoio sempre fique a frente do obstáculo.

  • Corrida Terminal: ocorre após ultima barreira e funciona como recuperação e chegada a linha final da pista.

3) O treinamento voltado para crianças de 12 a 14 anos, que desejam aprimorar as técnicas necessárias para a corrida com barreiras, deve ser focado na melhora da coordenação motora e a amplitude de movimento. O treinamento deve conter:

  • Mobilidade: objetiva aquecer as articulações utilizadas no exercício, podem envolver a corrida com rotação de quadril, corrida com elevação  de joelho,  corrida com salto vertical, skipping estático e dinâmico.

  • Alongamento: estabelecer flexibilidade e crescimento de tendões e ligamentos.

  • Treinamento: dinâmicas essenciais como engatinhar, escalar, contornar obstáculos com deslocamento lateral, saltar elástico com altura de 40 centímetros (duas pernas simultâneas ou uma perna a cada vez).

Barreiras do Atletismo

Divididas em provas de 100m e 400m de distância a ser percorridas, o atleta deve chegar ao final do trajeto saltando por cima de barreiras dispostas em raias separadas para cada atleta.

Nas provas curtas, são distribuídos dez barreiras individuais com 1,07 metro de altura para os homens e 84 centímetros para as mulheres. Já nas provas de 400 metros, as barreiras são mais baixas, medem 91 centímetros para os homens e 76 centímetros para as mulheres, separadas a cada 45 metros.

As barreiras tem larguras mínimas de 3,94 metros e são feitas em madeira ou outro material não metálico e deve ser pintada em cores contrastantes, como preto, branco ou vermelho. Derrubar as barreiras não causam punições mas retarda o atleta.

Aprenda mais sobre atletismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25885621

#SPJ1

Anexos:

claudineiaevp: muito obrigado
Respondido por davidbarrossocial
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas interessantes