História, perguntado por apkedata76, 9 meses atrás

O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de Coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”. A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coreia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937. Sobre a expansão japonesa, infere-se que: o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe. o Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam. o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia. a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois. a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra entre os dois países.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaclara9145528
46

Resposta:

Alternativa correta a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe.

Explicação:

Na primeira metade do século XX, o Japão deixa sua postura isolacionista e sai em conquista de territórios vizinhos invadindo a península coreana e a China. Já a Doutrina Monroe era uma teoria mais defensiva, em que os Estados Unidos não permitiriam um ataque de um país europeu a um país americano.

As outras opções não estão corretas, pois o Japão não se alia aos Estados Unidos e nem a China com a Rússia.

Respondido por isamattbel96
19

Resposta:

1. a) O Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe, que pregava uma intervenção indireta baseada na influência política e econômica sobre os territórios ambicionados;  

2. a) A maior parte das batalhas travadas nas ilhas e arquipélagos do Oceano Pacífico fizeram grande uso de porta-aviões e aviões. Devido às características geográficas da região, sendo necessário o bombardeio prévio das ilhas para, posteriormente serem realizados desembarques anfíbios.

Explicação:  

1 - O Japão nesse período tinha um regime político imperial com fortes características fascistas e, portanto, o militarismo era valorizado por toda a sociedade e o governo japonês durante esse período.  

2 - As características geográficas do Oceano Pacífico, com suas ilhas e arquipélagos, demandavam uma rápida movimentação e bombardeios que só era possível pelo vasto uso da aviação transportada por porta aviões.

 

Classroom  

2º TRI | História | 3ª Série | Aula 30 | 01/07/2021

Perguntas interessantes