O assédio moral é mais antigo do que imaginamos, seu potencial de dano é conhecido das mais variadas formas na sociedade, tendo um potencial danoso quanto à lesividade extremamente crescente e provocadora das mais variadas doenças psicológicas no ambiente de trabalho. O assédio moral teve início no Brasil:
Com o advento da escravidão e a desconsideração da personalidade do trabalhador escravizado.
Com o advento do Neoliberalismo e a flexibilização do trabalho no final do século XX.
Com o surgimento da relação empregado e empregador nas empresas.
Com a imigração da mão de obra assalariada europeia e a exploração na lavoura do café a partir de 1870.
Com o advento da Revolução industrial da década de 1930 e a legislação voltada para esta questão na CLT em 1943.
No Brasil, quando da escravidão, período este em que imperavam atrocidades e maus tratos infligidos aos seres humanos, como meios para atingir os fins de produtividade com a mão de obra escrava, foi o período em que mais os trabalhadores sofreram os danos morais, sem qualquer tutela aos direitos de personalidade. Essa situação durou por três séculos no Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O assédio moral teve início no Brasil (ainda colônia) no início do século XVI, quando chegaram os primeiros escravos, oriundos da África através do tráfico negreiro.
Durante o período da escravidão, ocorreu a desconsideração da personalidade do indivíduo, isto é, o trabalhador escravo foi considerado um objeto, uma propriedade do seu senhor, de modo que estes sofriam terror psicológico constante, severos castigos físicos, separação forçada de suas famílias e etc.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás